Temas
As comunicações e posters serão distribuídos por sessões paralelas e terão por referência os quatro seguintes eixos temáticos.
1. História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais)
Temas referentes a abordagens institucionais (ligadas à formação graduada e pós-graduada de professores), coletivas (organizações nacionais e/ou internacionais de professores) ou individuais (histórias de vida), de culturas epistemológico-metodológicas, simbólicas e materiais (instrumentos de trabalho), entre outras, relacionados com as diferentes modalidades, níveis e áreas do conhecimento escolar, constituem o pano de fundo do presente eixo que visa mapear os processos plurais de construção socio-histórica e identificação (individual e coletiva) com a profissão docente.
2. Formação, avaliação e desenvolvimento profissional
Este eixo visa recobrir os temas relacionados ou convergentes com o arco de desenvolvimento profissional, desde os cursos de formação inicial, em serviço ou exercício, contínua, especializada até aos de pós-graduação doutoral, com o(s) quadro(s) teóricos e/ou institucionais da avaliação de desempenho docente e com o reconhecimento e retribuição profissionais, por um lado, e a qualificação do desempenho das aprendizagens, do currículo e do sistema educativo, por outro. Torna-se, igualmente, relevante enfatizar modelos e práticas de formação de professores em contextos de marginalização e fragilidade educativa e social, em particular nos atuais contextos de crises prolongadas e de conflito no mundo onde o papel de tantos professores/as e outros agentes educativos tem sido crucial para educar para a paz e para a reconciliação.
3. Curricula, inovação, contextos, práticas e ambientes de ensino-aprendizagem
O currículo nas suas diferentes tipologias (normativa, real, explícita, oculta, entre outras), componentes (objetivos/competências, conteúdos, métodos, recursos e avaliação) e níveis de decisão, desenvolvimento e gestão (política, técnica e contextualizada – escolar, departamental, grupal, de turma e individual), o espaço híbrido da sua articulação com as didáticas e tecnologias educativas, por um lado, e os ambientes e praxis do processo de ensino-aprendizagem, por outro, estruturam o presente eixo temático e visam ancorar o estudo de soluções (a um tempo, didáticas, tecnológicas, curriculares e socioeducativas) inovadoras e eficientes, sempre procuradas e invocadas nos diferentes discursos sore educação.
4. Políticas educativas, organização escolar e profissionalidade docente