Ação de Formação
Ação de Formação: O Tempo dos Professores
O Tempo dos Professores
Registo: CCPFC/ACC-92841/17
Nº Créditos: 0.6
Modalidade: Curso de Formação
A taxa de inscrição e participação na ação de formação tem um valor único, independentemente da condição do/a congressista (com ou sem apresentação de comunicação ou poster).
O/a congressista que apresenta comunicação e simultaneamente participa na ação de formação só tem a pagar a taxa referente à ação de formação dentro dos dois prazos estipulados para a apresentação de comunicação ou poster.
Regulamento
1. A Ação de Formação, com a referência oficial CCPFC/ACC momentaneamente por designar, é da responsabilidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2. Só serão consideradas as inscrições na ação de formação operadas por via eletrónica através da plataforma do Congresso (cf. separador Inscrição).
2.1. Complementarmente, os formandos deverão remeter mensagem de correio eletrónico para otempodosprofessores@fpce.up.pt com cópias do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadã/ão.
3. De acordo com a legislação aplicável, é obrigatória a assinatura das folhas de presença nos períodos da manhã e da tarde do Congresso.
3.1. A não assinatura implica a marcação de falta ao fim do período respetivo (manhã/tarde).
4. Só assinam a folha de presença, os participantes cujo nome conste da lista de formandos.
5. Os participantes em formação contínua devem cumprir, conforme estipulado na alínea 2 do Art.º 13.º, do Decreto-Lei 207/96, de 2 de novembro, um mínimo de dois terços (2/3) das horas previstas (10 horas).
6. O trabalho final de avaliação é individual e deverá obedecer aos requisitos constantes em secção mais adiante neste documento.
6.1. O cumprimento do prazo de entrega, a decorrer até às 23h:59m do dia 30 de abril de 2014, é fundamental para que todo o processo possa ser concluído atempadamente.
6.2. São critérios de avaliação a considerar:
a) a participação (assistência e debate) nas atividades do Congresso (conferência plenárias, mesas-redondas e sessões de comunicações);
b) elaboração de relatório crítico ou, em alternativa, a elaboração de um ensaio sobre assunto, a selecionar pelo formando, abordado numa ou mais sessões do Congresso;
c) o relatório crítico ou ensaio referidos na alínea anterior devem observar os parâmetros recomendados aos participantes nas alíneas subsequentes (d, e, f);
d) a avaliação final terá em conta a assiduidade (peso 1) e a classificação obtida no relatório (peso 2);
e) a avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente) e o valor final da classificação quantitativa.
7. O relatório/ensaio deverá representar um texto entre duas a quatro mil palavras, podendo conter anexos ou fotografias.
7.1. O texto, construído e gravado em formato eletrónico (aplicação MS Word ou compatível), deverá ser remetido até às 23h:59m do dia 3 de dezembro de 2017 para o seguinte endereço eletrónico: otempodosprofessores@fpce.up.pt.
8. O certificado de frequência com aproveitamento, caso a ele haja direito, será emitido após o encerramento de todo o processo avaliativo e poderá ser levantado diretamente nos serviços competentes da FPCEUP, mediante o pagamento de € 5,00 (cinco euros), ou enviado por via postal para a morada indicada pelo formando, mediante o pagamento de € 10,00 (dez euros).
9. Critérios a observar na avaliação do relatório crítico ou do ensaio
9.1. Relatório crítico
Como guião de referência para a organização do relatório crítico, sugere-se o seguinte: 1. Introdução (aspetos teóricos acerca da importância deste tema para a valorização pessoal e/ou profissional); 2. Motivação da sua inscrição no Congresso / expectativas; 3. Descrição das atividades em que participou (data, local e temáticas abordadas, stc.); 4. Metodologia(s) seguida(s) e sua pertinência e adequação (nas conferências plenárias, comunicações, posters, mesa/s redonda/s); 5. Materiais de apoio / documentação; 6. Satisfação das expectativas; 7. Sugestões para próximas realizações; 8. Conclusão / Apreciação global
9.2. Ensaio
- a definição da temática, a profundidade dos conhecimentos evidenciados, a interligação dos mesmos, o poder de síntese, a coerência do texto, o domínio da linguagem técnico-científica aplicável, a qualidade da expressão escrita, a consistência gráfica do texto, entre outros.
Como guião de referência para a organização do ensaio, sugere-se o seguinte: 1. Introdução (razões e/ou motivações da escolha do tema); 2. Enquadramento Teórico; 3. Análise metodológica sobre o tema; 4. Validação científica baseada nos autores que estudaram o tema; 5. Conclusões; 6. Referências bibliográficas (e citações segundo a normas editorias do E-Book).