Estrutura
Objetivos
O Congresso visa:
– Partilhar e debater os resultados mais recentes da investigação científica sobre a profissão docente.
– Promover a reflexão em torno das necessidades, representações e expetativas dos educadores/as e professores/as.
– Desenvolver a capacidade reflexiva dos professores em exercício e dos futuros professores necessária ao desenvolvimento de uma atitude mais científica da profissão.
– Aprofundar a reflexão socio-histórica sobre a construção plural da identidade epistemológica, cultural e profissional docente.
– Densificar o conhecimento de educadores/as e professores/as sobre temas e problemas educativos contemporâneos que exigem abordagens mais estruturadas e complexas.
– Projetar as linhas de força do futuro da profissão docente.
Público-alvo
– Educadores/as da educação pré-escolar e professores/as de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento docente.
– Investigadores da área de conhecimento em educação.
– Estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de formação de professores e de investigação educacional.
– Público interessado na profissão docente (estudantes do ensino não-superior, pais e encarregados de educação, produtores de recursos educativos, entre outros).
Estrutura
O Congresso, para além das sessões de abertura e encerramento, organiza-se em torno de conferências plenárias, mesas-redondas, comunicações, posters e, simultaneamente, de uma ação de formação (consultar Ação de Formação).
As conferências plenárias serão asseguradas pelos professores e investigadores António Nóvoa (U. Lisboa), José Alberto Correia (U. Porto), Luiza Cortesão (U. Porto) e Rebecca Rogers (U. Paris V - Descartes).
As mesas-redondas contarão com a participação de professores e investigadores que analisarão três assuntos em foco no congresso: o presente e o futuro da profissão docente; o legado científico, intelectual, humanista, pedagógico e cívico de Óscar Lopes; a releitura plural e diacrónica do impacto da obra Le temps des professeurs de António Nóvoa no campo do conhecimento educacional.