Conferencistas / Speakers
António Nóvoa Professor Catedrático do Instituto de Educação e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e Doutor em História (Universidade de Paris IV-Sorbonne), é Doutor Honoris Causa pelas Universidades do Algarve, Brasília e Lusófona. Foi Reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013 e Professor convidado de importantes universidades estrangeiras (Wisconsin, Oxford, Nova Iorque, Paris, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras), bem como consultor de organizações internacionais (Unesco, OIT, entre outras). Autor de mais de 200 trabalhos, publicados em duas dezenas de países, tem-se dedicado a estudos históricos e comparados sobre os professores e as políticas educativas. |
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Luiza Cortesão Atualmente Professora Emérita da Universidade do Porto, é Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da mesma faculdade. É Presidente da Direção do Instituto Paulo Freire de Portugal e Coordenadora do Centro de Recursos Paulo Freire da FPCEUP. Desenvolve vários projetos de investigação e intervenção, sobretudo na área da educação e diversidade cultural. Colaborou com organizações internacionais como, por exemplo, a UNESCO, realizando, como consultora, missões nos PALOP, tais como Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé. Colabora, também, com centros de investigação e universidades do Brasil. Tem publicado vários livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. |
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Rebecca Rogers Professora Catedrática de História da Educação na Universidade de Paris-Descartes, Sorbonne Paris-Cité, e membro do laboratório de investigação Cerlis (Centre de recherches sur les liens sociaux ou Centro de Investigação sobre Ligações Sociais). Apesar de americana, tem passado a sua vida adulta e docente em universidades francesas. Especialista em história da educação de raparigas em França, tem vasta publicação em língua francesa e inglesa, particularmente sobre a temática das professoras. As suas publicações incluem monografias como From the Salon to the Schoolroom: Educating Bourgeois Girls in Nineteenth-Century France (Penn State University Press, 2005), a direção de La mixité dans l’éducation: enjeux passés et présents (composta por artigos interdisciplinares sobre educação – ENS Editions, 2004), a co-direção, juntamente com James Albisetti e Joyce Goodman, de Girls’ Secondary Education in the Western World: From the 18th to the 20th Century (Palgrave, 2010/2014). A sua atividade académica, tal como é evidenciada em numerosos artigos publicados sobre metodologia e historiografia de história da educação e de história de género, é orientada pela promoção do diálogo entre comunidades históricas. O seu mais recente livro, A Frenchwoman’s Imperial Story: Madame Luce in Nineteenth-century Algeria (Stanford University Press, 2013) ganhou o prémio Boucher de 2014 atribuído pela Sociedade para a Historia Colonial Francesa. Eleita Presidente do International Standing Conference for the History of Education em 2015, está presentemente a trabalhar no livro intitulado Travelling Conversations: French Women, Education and Empire (19th-20th century). Rebecca Rogers is Full Professor in the history of education at Université Paris Descartes, Sorbonne Paris Cité and a member of the research laboratory Cerlis (Centre de recherches sur les liens sociaux). Although American, she has spent most of her adult life teaching within French universities. Specialist in the history of girls’ education in France, she has published widely in both English and French, notably on the topic of women teachers. Her publications include From the Salon to the Schoolroom: Educating Bourgeois Girls in Nineteenth-Century France (Penn State University Press, 2005), an edited collection of interdisciplinary articles on coeducation, La mixité dans l’éducation: enjeux passés et présents (ENS Editions, 2004), and a collection co-edited with James Albisetti and Joyce Goodman, Girls’ Secondary Education in the Western World: From the 18th to the 20th Century (Palgrave, 2010/2014). Her scholarly activities are oriented to promoting dialogue among historical communities as evidenced in her numerous methodological and historiographical articles on the history of education and gender history. Her most recent book A Frenchwoman’s Imperial Story: Madame Luce in Nineteenth-century Algeria (Stanford University Press, 2013) won the 2014 Boucher prize of the French Colonial Historical Society. Elected President of the International Standing Conference for the History of Education in 2015, she is currently at work on a book entitled Travelling Conversations: French Women, Education and Empire (19th-20th century). |