CRIANÇAS
CONCEITO
DIMENSÃO E DEFINIÇÃO
Autorregulação
Atenção seletiva
Capacidade da criança para selecionar, num conjunto de informação, aquela que é de facto importante, ignorando informação irrelevante ou acessória.
Controlo inibitório
Capacidade da criança para inibir deliberadamente uma resposta dominante e ativar uma não dominante.
Memória de trabalho
Capacidade da criança para manter informação na memória ao mesmo tempo que é processada outra informação.
Linguagem
A linguagem oral é o sistema através do qual comunicamos ideias e sentimentos. Durante o segundo ano de vida, as crianças começam por adquirir linguagem na sua forma compreensiva e, só depois, expressiva/produtiva. Considera-se linguagem compreensiva aquilo que a criança compreende no discurso do adulto e produtiva quando a criança começa a expressar-se recorrendo a palavras e, posteriormente, frases.
Competências sociais
Conjunto de competências que permite à criança iniciar e manter relações sociais e interpessoais positivas. Uma componente importante das competências sociais é o comportamento prosocial, que se refere a ações como ajudar, cooperar, partilhar e mostrar sensibilidade para com os sentimentos dos outros.
RELAÇÕES ADULTO-CRIANÇAS (diádica)
CONCEITO
DIMENSÃO E DEFINIÇÃO
Autonomia
O educador promove a autonomia da criança quando reconhece e respeita as suas opiniões, apoia a liberdade da criança oferecendo escolhas e ajudando a criança a planear, e propõe atividades que são relevantes para as crianças.
Proximiade
Uma relação educador-criança próxima é afetivamente calorosa, respeitadora e mutuamente gratificante.
INTERAÇÕES ADULTO-CRIANÇAS (grupo)
CONCEITO
DIMENSÃO E DEFINIÇÃO
Interação educador-crianças
Forma como o educador apoia emocionalmente crianças (funcionando para as crianças como uma base segura, mostrando-se atenta e responsiva às suas necessidades, considerando e dando resposta aos seus interesses e motivações), as ajuda a adotar comportamentos positivos e promove a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças (relacionando conceitos entre si, incentivando o pensamento das crianças, aproveitando as suas intervenções para expandir os seus atuais níveis de conhecimento e adotando técnicas promotoras da linguagem).
Interações entre pares
CONCEITO
DIMENSÃO E DEFINIÇÃO
Relação e envolvimento das crianças com os seus pares
Na sala de atividades, as crianças revelam, através do seu comportamento, importantes características do seu relacionamento com os pares, nomeadamente se iniciam e mantêm comunicação com os pares, em que medida utilizam estratégias de liderança durante as brincadeiras, e se experienciam as relações com pares como positivas ou, pelo contrário, se estas se caracterizam por conflitos e tensões.
Salas
CONCEITO
DIMENSÃO E DEFINIÇÃO
Contexto das atividades
Configuração das atividades de sala em curso em termos de conteúdo em questão, materiais a ser utilizados, grau de envolvimento do adulto, tipo de grupo, local onde decorre a atividade.
Variáveis estruturais
Dizem respeito a aspetos relacionados com o currículo, a formação do educador e restante equipa educativa, o rácio adulto-crianças e o tamanho do grupo.