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Quality Matters – Como e sob que condições tem efeito a qualidade em educação de infância? Um estudo em quatro países europeus (PTDC/MHC­CED/5913/2014).

Interações afetuosas, responsivas e cognitivamente estimulantes são fundamentais para o desenvolvimento da criança 1,2,3,4. Os centros de educação e cuidados para a infância e as interações que as crianças estabelecem com adultos, pares e atividades de aprendizagem, são contextos privilegiados para o desenvolvimento social, com importante impacto no futuro sucesso escolar das crianças. No entanto, pouco sabemos acerca do que contribui para níveis elevados de qualidade das interações.

QualityMatters (2016-2019), uma extensão do projeto CARE financiado pela Comissão Europeia (referência FP7-SSH-2013-2), irá ajudar a compreender variações nas atividades e interações de pares, e efeitos da qualidade das interações para responder à seguinte questão “Como e sob que condições tem efeito a qualidade da educação e cuidados de infância?”

O que contribui para a qualidade das interações adulto-criança em 4 países europeus?

QualityMatters irá examinar estes aspetos da experiência de sala que, embora não regulados, podem ser intencionalmente usados pelos educadores. Usando uma abordagem intercultural, e orientada para o processo, os investigadores de QualityMatters irão tirar proveito da variação presente em 4 países europeus (Portugal, Finlândia, Holanda e Polónia) para examinar as complexas relações entre as atividades, as interações educador-crianças, entre pares e o desenvolvimento da autorregulação das crianças.


Será que a qualidade das interações depende do tipo de atividade?

Os efeitos das interações educador-crianças poderão variar em função do grupo de crianças e das características da sala. Um fator importante que poderá contribuir para a compreensão da variação dos efeitos da qualidade das salas é o tipo de atividade (ex. grande grupo, jogo livre, rotinas). Os educadores usam diferentes tipos de atividade para estruturar o tempo das crianças durante o dia, sendo provável haver um efeito no tipo de oportunidades criadas para interação.


Que aspetos contribuem para compreender melhor as associações entre qualidade das interações adulto-crianças e qualidade de estrutura?

Enquanto a maior parte da investigação em educação de infância tem examinado a qualidade processual e estrutural enquanto construtos separados, este projeto irá olhar para aspetos da interação entre processo e estrutura que poderão ser relevantes para o desenvolvimento da criança. O projeto irá demonstrar se determinadas atividades promovem interações de elevada qualidade, o que pode ser intencionalmente usado pelos educadores. Este projeto também se irá focar na qualidade do cuidado e educação disponível nas creches, um contexto que tem recebido menor atenção da investigação.


Como se relaciona a qualidade das interações adulto-crianças com a qualidade das interações entre pares?

Os pares desempenham um papel positivo na aprendizagem das crianças, mas a relação entre as interações entre pares e as interações educador-crianças permanece por esclarecer.


1 Cadima, J., Leal, T., & Burchinal, M. (2010). The quality of teacher-student interactions:Associations with first graders’ academic and behavioral outcomes. Journal of SchoolPsychology, 48, 457–482.

2 Lerkkanen, M.K., Kiuru, N., Pakarinen, E., Viljaranta, J., Poikkeus, AM., Rasku-Puttonen, H., Siekkinen, M., & Nurmi, J.E. (2012). The role of teaching practices in the development of Children’s interest in reading and math in kindergarten. Contemporary EducationalPsychology, 37 (4), 266-279.

3 Burchinal, M., Howes, C., Pianta, R., Bryant, D., Early, D., Clifford, R., & Barbarin, O. (2008).Predicting child outcomes at the end of kindergarten from the quality of pre-kindergarten teacher-child interactions and instruction. Applied Developmental Sciences, 12 (3), 140-153.

4 Mashburn, A. J., Pianta, R. C., Hamre, B. K., Downer, J. T., Barbarin, O. A., Bryant, D., Howes, C. (2008). Measures of classroom quality in prekindergarten and children’s development of academic, language, and social skills.Child Development, 79, 732–749.