Projectos de Investigação: Doutoramentos
Alexandra Oliveira Doroftei | "Acho que este curso vai-me abrir as portas para um futuro bom para mim". Quesitos em torno do ensino profissional em Portugal: Cursos de Aprendizagem e Justiça Social (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva e Helena Costa Araújo)
Palavras-chave: Cursos de Aprendizagem; Justiça Social; Igualdade; Ensino Profissional; Reconhecimento Social; Abandono Precoce de Educação e Formação; Acesso ao Ensino Superior.
Objetivo de investigação: Perceber se os Cursos de Aprendizagem constituem uma alternativa justa e igualitária ao sistema de ensino regular, no que respeita à possibilidade de prosseguimento de estudos para o ensino superior, e aos seus efeitos no combate ao abandono escolar.
Ana I. Azevedo | Transformações, desafios e impactos da Indústria 4.0: novos modelos pedagógicos de educação e formação (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva e João Caramelo).
Palavras-chave: Indústria 4.0; Formação Profissional; Formação de Formadores; Tecnologia; Competências Digitais.
Objetivo de investigação: Compreender os impactos das mudanças tecnológicas mais recentes na prática pedagógica dos formadores e identificar as competências necessárias para fazer face a esta mudança tecnológica.
Ana Milheiro Silva | Abordagens de resiliência em escolas de fronteira: perspetivas de jovens para compreender a construção dos seus percursos educativos (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)
Palavras-chave: Percursos educativos de jovens; Escolas resilientes; Culturas escolares; Regiões de fronteira; Justiça social e educação.
Objetivo de investigação: Compreender o modo como abordagens de resiliência em escolas de fronteira estão/podem promover oportunidades na construção dos percursos educativos juvenis.
Carla Cardoso | Participação em grupos de jovens católicos: vivências, trajetórias de processos de formação (em desenvolvimento; orientação de Teresa Medina e Sofia Marques da Silva)
Palavras-chave: Juventudes; Socialização; Religião.
Objetivo de investigação: Produzir conhecimento sobre culturas juvenis e organizacionais na sua relação com as experiências educativas nos grupos de jovens católicos.
Carolina Jardim | Culturas de participação de jovens com background migrante em Portugal (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)
Palavras-chave: Participação cívica; Associativismo; Imigração; jovens migrantes.
Objetivo geral - Compreender as culturas de participação associativa de jovens com background migrante e as suas repercussões nos sentidos de pertença e no engagement escolar.
Daniela Silva | A construção colaborativa de competências interculturais: um estudo sobre práticas desenvolvidas entre jovens e profissionais em contextos educativos (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)
Palavras-chave: Educação intercultural, competências interculturais, práticas interculturais.
Objetivo de investigação: compreender o modo como se podem desenvolver competências interculturais de profissionais e jovens que podem ser construídas a partir da interação em contextos de diversidade étnica e cultural nas escolas e territórios onde se integram.
Lucinda Saldanha | Educação Política e Comunidades de Videojogos: Contextos de criação e de participação (em desenvolvimento; orientação de Pedro Ferreira e Sofia Marques da Silva)
Palavras-chave: Educação Política; Videojogos e educação; Videojogos políticos; Comunidades de videojogos.
Objetivo de investigação: Explorar e conhecer as comunidades de videojogos, como contextos de criação e participação, e como oportunidades para a concretização de uma educação política.
Nicolas Martins | Jovens, Culturas de Escola e Apropriação Territorial da Educação para a Cidadania (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva)
Palavras-chave: Educação para a Cidadania; Diversidade; Cidadanias; Comunidade Educativa.
Objetivo de investigação: Estudar culturas escolares de apropriação de Educação Para a Cidadania, investigando quer as expectativas e propostas de estudantes e outros atores educativos sobre EpC, quer como avaliam aquela medida nas respostas aos desafios colocados por diferenças, diversidade e desigualdade.
Sara Pinho | Jovens surdos: o papel do movimento associativo na construção de cidadania (em desenvolvimento; orientação de Sofia Marques da Silva e Orquídea Coelho).
Palavras-chave: Jovens Surdos/as, estudos surdos, movimento associativo, participação - cidadania.
Objetivo de investigação: Conhecer e analisar processos de construção de cidadania e formas emergentes de participação protagonizadas por jovens surdos/as dentro do movimento associativo.