Destaques
II Seminário Internacional Jovens, Educação, Diversidade e Inovação
O II Seminário Internacional Jovens, Educação, Diversidade e Inovação é um evento científico organizado pela equipa da comunidade prática de investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP com a finalidade de partilhar investigação e intervenção no campo das juventudes e educação.
O II Seminário Internacional JEDI realiza-se no dia 28 de novembro de 2019, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
“Encontro de Fronteiras I” (Projeto GROW.UP)
A cidade de Chaves recebeu no passado dia 6 de junho o Encontros de Fronteira I, para apresentação dos resultados preliminares do primeiro ano do "GROW.UP - Crescer em regiões de fronteira: jovens, percursos e agendas". Este projeto de investigação, que envolveu 4.000 participantes de 38 municípios e que vai prolongar-se por mais dois anos, está a desenvolver-se no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, envolve uma equipa de 10 pessoas e é coordenado por Sofia Marques da Silva.
Jovens das regiões de fronteira sentem desigualdades no acesso a oportunidades
Diário de Notícias (online)
7 de junho de 2019
Jovens das regiões de fronteira sentem desigualdades no acesso a oportunidades - estudo
TSF Rádio Notícias (online)
6 de junho de 2019
Projeto da Universidade do Porto apresentou resultado de estudo sobre jovens a viver em regiões de fronteira
Notícias de Vila Real
10 de junho de 2019
Jovens que vivem perto de fronteiras sentem desigualdades, mas são resilientes
TSF Rádio Notícias (online)
12 de junho de 2019
FPCEUP coordena estudo inédito sobre os jovens nas regiões de fronteira
Notícias UP (online)
12 de junho de 2019
Universidade do Porto apresenta em Chaves estudo sobre jovens a viver em regiões de fronteira
Diário Atual (online)
13 de junho de 2019
Mesa Redonda “O Desenvolvimento de Competências Interculturais: abordagens, atores e contextos”
No passado dia 28 de junho ocorreu, no CIIE-FPCEUP (Centro de Investigação e Intervenção Educativas), a mesa redonda subordinada a tema “O Desenvolvimento de Competências Interculturais: abordagens, atores e contextos”, correspondente a uma atividade do projeto Sirius 2.0. Policy Network on Migrant Education (financiado pela Comissão Europeia). O projeto tem como principais objetivos promover a cooperação entre diferentes atores sociais no âmbito da educação intercultural, apoiar o desenvolvimento de políticas de inclusão e a sua implementação, no sentido de melhorar a integração de crianças e jovens com background migrante. Com esta mesa redonda pretendeu-se reunir figuras incontornáveis de diferentes contextos educativos, para uma melhor compreensão das suas prioridades, dos seus projetos de inclusão e de integração, bem discutir coletivamente como se podem desenvolver competências interculturais. O debate revelou-se como uma importante discussão entre figuras profissionais e académicos que colocou em confronto diferentes perspetivas da prática educativa e da investigação.
Organização: CIIE-FPCEUP (Sofia Marques da Silva e Daniela Silva)
Entidades participantes: Alto Comissariado para as Migrações; Instituto Paulo Freire de Portugal; Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano; Universidade do Minho/ Observatório das Comunidades Ciganas; Agrupamento de Escolas de Paredes; Agrupamento de Escolas Serafim Leite; Agrupamento de Escolas do Cerco.