- Publicações selecionadas de membros integrados (2019 - 2023)
Políticas e currículo
Melo, Mª J., Almeida, L., & Leite C. (2023). Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e87031, JCR
Barros, R., Monteiro, A., & Leite, C. (2022). Youth participation: a new approach based on the intersections between models, views and european policies /Participación de los jóvenes: un nuevo enfoque basado en las intersecciones entre los modelos, los puntos de vista y las políticas europeas. Bordón 74 (1), 11-28. DOI: 10.13042/Bordon.2022.89318. Scopu
Fritsch, R., Leite, C., & Lima, R. D’ O. (2022). Práticas curriculares de docentes no contexto de uma rede municipal de educação/Teachers’ curricular practices in a municipal education system context, Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 3, 01-20, RECC, Canoas, UNILASALLE, ISSN Eletrónico 2236-6377, http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i3.9903
Leite, C., Monteiro, A., Barros, R. & Ferreira, N. (2022). Prácticas Curriculares Hacia la Sostenibilidad y una Pedagogía Transformadora Curricular/Practices Towards Sustainability and a Transformative Pedagogy, Reice, Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 20(4), 107-125. https://doi.org/10.15366/reice2022.20.4.006 Scopus
Leite, C., Monteiro, A., Barros, R. & Ferreira, N. (2022) Prácticas Curriculares Hacia la Sostenibilidad y una Pedagogía Transformadora Curricular Practices Towards Sustainability and a Transformative Pedagogy, Reice, Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 20(4), 107-125. https://doi.org/10.15366/reice2022.20.4.006 Scopu
Leite, C. & Marinho, P. (2021). A figura do “amigo crítico” no desenvolvimento de culturas de autoavaliação e melhoria de escolas, Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(110), p. 90-111. Scopus - Leite, C. & Sousa, W. L. (2022). Desafios de duas instituições de ensino superior da Amazônia no enfrentamento da pandemia de Covid-19, Revista Iberoamericana de Educación Superior, Vol. XIII, Núm. 37, pp. 135-154, Scopus
Leite, C.; Monteiro, A., Barros, R. & Ferreira, N. (2022). Curricular Practices Towards Sustainability and a Transformative Pedagogy. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 20(4), 107-125.https://doi.org/10.15366/reice2022.20.4.006
Torres, A. C., Mouraz, A., & Monteiro, A. (2022). Desafios da inovação curricular: Perspetivas de professores veteranos. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 405–427. https://doi.org/10.21814/rpe.23263
Canhici, H., Leite, C., & Fernandes, P.(2021). A escolha da profissão docente por estudantes angolanos: razões e relações com discursos de políticas educativas no pós-guerra. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 31, p. 65-78 - Fernandes, P. & Marinho, P. (2021). Políticas curriculares em Portugal na segunda década do século xxi: entre lógicas de regulação compósitas e deslocamentos da ação educativa para o coletivo da escola. Currículo sem Fronteiras, 21(3), p. 1539-1556. Scopus
Fernandes, P. (2021). Políticas curriculares em Portugal nos últimos 30 anos: Conceções e sentidos que as caraterizam. In Aparecida Deise Peralta, & José Augusto Pacheco (Eds), Currículo e avaliação externa: Entre políticas internacionais e práticas nacionais (pp. 59-68, ISBN 978-989-755-630-20). Edições Húmus, Lda.
Fernandes, P. & Marinho, P. (2021). Políticas curriculares em Portugal na segunda década do século xxi: entre lógicas de regulação compósitas e deslocamentos da ação educativa para o coletivo da escola. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1539-1556. Scopus
Alencar A. A. & Fernandes, P. (2020). Políticas globais e influências na agenda para a educação/formação superior em saúde no Brasil. Revista Debates Insubmissos (Brazil), 8, 10-38. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n8.p10-38
Fritsch, R. & Leite, Carlinda (2020). Territórios educativos de intervenção prioritária: um inventário do conhecimento divulgado em periódicos. Revista Conhecimento Online, 3, p. 145-171, sep. Scopus
Fritsch, R. & Leite, Carlinda (2020). Possibilidades e limites da política “autonomia e flexibilidade curricular” em Portugal, Debates em Educação, Vol. 12, Número Especial, Maceió: Universidade Federal de Alagoas, DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEs, pp321-345
Leite, C., Fernandes, P., & Figueiredo, C. (2020). National curriculum vs curricular contextualisation: Teachers’ perspectives. Educational Studies, 46(3), 259-272. doi:10.1080/03055698.2019.1570083 JCR; Scopus
Melo, Mª J. C. de, Almeida, L. A. A., Leite, C. (2020). Práticas curriculares coletivas de professores do 1º ciclo da Educação Básica de Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15(4), p. 2006-2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12714. Scopu
Pereira, F. S. & Leite, C. (2020). O Processo de Bolonha na sua relação com a agenda da qualidade – uma análise focada no perfil dos docentes que asseguram os cursos de educação básica, in TMQ – TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY, Editora: RIQUAL - Rede de Investigadores de Qualidade, Número Especial – Processo de Bolonha, 2020, 135-15
Santos, A.C. dos & Leite, C. (2020). Professor agente de decisão curricular: uma scriptura em Portugal/The Teacher as an Agent of Curricular Decision: A Policy in Portugal, Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 13, 1-21. doi: 10.11144/Javeriana.m13.padc, Scopus
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2019). "Germ infecioso" nas culturas escolares: Possibilidades e limites da política de autonomia e flexibilização curricular em Portugal. Currículo Sem Fronteiras, 19(3), 923-943. doi:10.35786/1645-1384.v19.n3.07 Scopus
Marinho; Paulo & Delgado, Fátima (2019). A curriculum in vocational Courses: the recognition and (re)construction of counterhegemonic knowledge. The Educational Forum, v. 83, n. 3, p. 251-265. DOI: https://doi.org/10.1080/00131725.2019.1599650 JCR; Scopus
Cavalcante, V. & Marinho, P. (2019) . A descolonização curricular em uma escola quilombola – uma possibilidade de mais justiça curricular e social. Revista e-Curriculum, v.17, n.3, p. 963-989. DOI http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p963-989 (A1
Figueiredo, C., Leite, C., & Fernandes, P. (2019). Entre os enunciados políticos e os “corredores de liberdade” nas práticas curriculares dos professores. Educação e Pesquisa, 45. doi:10.1590/s1678-4634201945189917. WoS; Scopu
Fritscht, R. & Leite, C. (2019). TEIP no espelho: uma política portuguesa para promoção do sucesso escolar fundada na justiça social, Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.3, p. 794-803 jul./set, DOI http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p933-962.
Prychodco, R. C., Fernandes, P., & Bittencourt, Z. C. (2019). Da ambiguidade discursiva às possibilidades de ação no campo da educação inclusiva em Portugal [From the discursive ambiguity to the possibilities of action in the area of Inclusive Education in Portugal]. Revista Educação Especial (Brasil), 32. doi:10.5902/1984686X37467
Fernandes, P., & Oliveira, E. (2019). Educação inclusiva e flexibilidade curricular: Aproximações e distanciamentos entre discursos "oficiais" e discursos de professores [Inclusive education and curriculum flexibility-approximations and distances between "official" and teacher discourses]. Revista de Estudos Curriculares, 10(2), 52-73.
Mouraz, A., Leite, C., & Fernandes, P. (2019). Between External Influence and Autonomy of Schools: Effects of External Evaluation of Schools. Paidéia (Ribeirão Preto), 29(28) DOI: 10.1590/1982-4327e2922, Scopus - Sousa-Pereira, F. & Leite, C. (2019). Política do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e desafios para a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 24(1), 113-122. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i1.5603
Avaliação
Leite, C., Monteiro, A,. & Sampaio, M. (aceite). Inclusão e justiça social nas escolas portuguesas: discursos políticos e de avaliação. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social
Melo, Mª J., Almeida, L., & Leite C. (2023). Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e87031, JCR
Nascimento, J. C. & Leite, C. (2023). Avaliação da qualidade no ensino superior e o recurso a sistemas internos de garantia da qualidade: Entrevista ao Professor Doutor Sérgio Machado dos Santos. Revista Brasileira de Educação, 28, e280037. https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280037. Scopus
Guerra, Mª das G. G. V. Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra & Leite, C. (2022). Estudo descritivo sobre o sistema de avaliação de cursos de educação superior em Portugal, Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, SP, v. 27, n. 02, p. 347-365. Qualis A1 ttps://www.scielo.br/j/aval/a/tBsNk8M5tQKcxZyvh5NdZFm/?format=pdf&lang=pt
Melo, Mª J., Almeida, L., & Leite C. (2022). Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão. Educação e Pesquisa, 48, https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248247432por, Scopus
Pedrosa, J., Leite, C., Rosa, Mª J., Pinho, I., Vieira, C., & Marinho, P. (2022). Avaliação de aprendizagens em instituições educativas. Estudo sobre indicadores, modelos e experiências de monitorização e avaliação de aprendizagens e de desenvolvimento das crianças e jovens dos 3 aos 18 anos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Teodoro, E., Leite, C., Fernandes, P., & Marinho, P. (2022). Avaliação das aprendizagens: uma análise de produções acadêmicas brasileiras (2006-2020). Linhas Críticas, 28, e41638. WoS
Marinho, P., Fernandes, P. & Pimentel, F. (2021). The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education. Distance Education 42(2), 253-267. https://doi.org/10.1080/01587919.2021.1911628 JCR; Scopus
Leite, C. & Marinho, P. (2021). A figura do “amigo crítico” no desenvolvimento de culturas de autoavaliação e melhoria de escolas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. 29 (110 https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802615 Scopus
Leite, C. & Sampaio, M. (2020). Autoavaliação e justiça social na avaliação das escolas em Portugal, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 1-18, jul./set., https://doi.org/10.1590/198053146835. Scopus
Leite, C., Fernandes, P., & Rodrigues, L. (2020). Trajetórias para a institucionalização de uma cultura de autoavaliação nas escolas: Entre possibilidades e limites [Trajectories for the institutionalization of a self-evaluation culture in schools: between possibilities and limits]. Revista de Estudos Curriculares, 11(1), 102-121.
Sampaio, M. & Leite, C. (2020). Relationships between the assessment of school quality and social justice, Educational Research. IN: https://doi.org/10.1080/00131881.2020.1857654 Scopus
Leite, C. & Sampaio, M. (2020). Autoavaliação e justiça social na avaliação das escolas em Portugal, Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 177, p. 1-18, jul./set., https://doi.org/10.1590/198053146835. Scopus - Correia, M., Figueiredo, C, & Leite, C. (2019). A avaliação externa de escolas no concelho do Porto (Portugal): Perspetivas de gestores de agrupamentos de escolas [External evaluation of schools in Porto (Portugal): Perspectives of school clusters principals]. Revista de Administração Educacional (Brazil), 10(2), 67-83.
Leite, C., Fernandes, P., & Marinho, P. (2019). Currículo e avaliação da aprendizagem: Políticas e práticas na sua relação com a melhoria [Dossiê Currículo e Avaliação da Aprendizagem]. Linhas Críticas, 25, 489-493. doi:10.26512/lc.v25i0.23943, WoS
Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2019). O papel dos órgãos de gestão da escola na avaliação da aprendizagem: Entre a burocracia e a melhoria [The role of school management bodies in learning assessment: Between bureaucracy and improvement]. Meta: Avaliação (Brazil), 11(33), 589-610. doi:10.22347/2175-2753v11i33.2177 Scopus
Pinto, M., Figueiredo, C. & Leite, C. (2019). A avaliação externa de escolas no concelho do Porto (Portugal): perspetivas de gestores de agrupamentos de escolas/External evaluation of schools in Porto (Portugal): perspectives of school clusters principals, Revista Administração Educacional - CE - UFPE Recife-PE, V.10 N.2 p. 67-83, jul/dez.
Guerra, M. G. G. V. & Leite, C. (2019). Sistema de Avaliação do Ensino Superior em Portugal: entrevista com Carlinda Leite/System of Evaluation of Higher Education in Portugal: interview with Carlinda Leite. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 75, p. 355-367, maio/jun. DOI: 10.1590/0104-4060.62553
Santos, A., & Leite, C. (2019). Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas. Linhas Críticas, 25. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23562, Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem
Formação
Leite, C., Marinho, P., & Pereira, F. (2023). Teaching-Research Nexus In Initial Teacher Education In Portugal / Perspectivas académicas del nexo enseñanza-investigación en la formación inicial del profesorado en Portugal. Educación XXI, (26), 71-92 Scopus
Leite, C., Sousa-Pereira, F., & Marinho, P. (2023). Teacher educators in Portugal: what is the research profile? what are the research conditions?/Profesores que forman profesores en Portugal: ¿qué perfil investigador? ¿Que condiciones?, El Profesorado, vol.27, Nº1, 301-320. DOI:10.30827/profesorado.v27i1.25161 Scopus
Leite, C., Marinho, P. & Pereira, F. (2023). Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes. Revista Lusófona de Educação, 59, 13-34 13 doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle59.01 Scopus
Leite, C., & Sousa-Pereira, F. (2022). Conditions for Socialization with Teaching in Portugal: Analysis of the Training Model and Teacher Trainers. Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.23 Scopus
Xavier, A. R. C. & Leite, C. (2023). Sentidos pedagógicos do processo de Bolonha - uma análise a partir de documentos de constituição do Espaço Europeu de Ensino Superior, Currículo sem Fronteiras, v. 23 Scopus
Leite, C., & Sousa-Pereira, F. (2022). Conditions for Socialization with Teaching in Portugal: Analysis of the Training Model and Teacher Trainers. Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.23 Scopus
Canhici, H., Leite, C. & Fernandes, P. (2021). A escolha da profissão docente por estudantes angolanos: razões e relações com discursos de políticas educativas no pós-guerra. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 31, p. 65-78.
Leite, C., & Fernandes, P.(2021). A formação inicial de professores em Portugal: Condições de socialização com a profissão e reflexos na cultura escolar. In Carla Acioli Lins, Conceição Lima de Salles, Lucinalva Almeida, Maria Angélica da Silva, & Julia Carvalho de Melo (Eds.), Formação docente, profissionalidade e prática docente, Vol. 1 (pp. 115-126). Curitiba (Brazil): CRV.
Silva, M. R., Ferretti, F.& Fernandes, P. (2020). Currículo e formação profissional em fisioterapia: Uma análise sobre a produção científica no Brasil. Temas em Saúde (Brasil), 20(4), 56-90. doi:10.29327/213319.20.4-3
Santos, A. C.dos, & Leite, C. (2020). Professor agente de decisão curricular: uma scriptura em Portugal/The Teacher as an Agent of Curricular Decision: A Policy in Portugal, Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 13, 1-21. doi: 10.11144/Javeriana.m13.padc, Scopus
Xavier, A. R. C. & Leite, C. (2019). Mapeamento da Formação Pedagógica de docentes universitários nas Universidades Públicas Portuguesas, Revista Lusófona de Educação, 45, 109-123 109 doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle45, Scopus
Mugime, S. M. J., Mapezuane Mahalambe, F., Cossa, J., & Leite, C. (2019). Estudos sobre formação inicial de professores em Moçambique e sua relação com as políticas de formação de professores (2012-2017). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(149). https://doi.org/10.14507/epaa.27.4250, Scopus
Thomas Dotta, L., Lopes, A. & Leite, C. (2019). O movimento do acesso ao ensino superior em Portugal de 1960 a 2017: Uma análise ecológica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(146). Scopus, https://doi.org/10.14507/epaa.27.4195
Canhici, H., Leite, C., & Fernandes, P. (2019). A formação inicial de professores em Angola: Perceções de professores do ISCED de Cabinda e do Huambo. Revista Educa, 6(14), 37-68. doi:10.26568/2359-2087.2019.4212
Mugime, S. M. J., Leite, C., & Mahalambe, F. M. (2019). Novos papéis e responsabilidade docente à luz das políticas educacionais e de formação de professores primários em Moçambique, Interritórios, Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, Brasil, v. 5, nº 8, 177-192.
Tecnologias Digitais em Educação
Fernandes, P.; Monteiro A.;Valadas Sandra T.; Figueiredo, C. ; Marinho, P.; Vilhena, C., A (2023). Digital platforms and technologies in preschool education in Portugal: perceptions of preschool teachers. Asia-Pacific Journal of Research in Early Childhood Education., 17(3), 73-95 DOI: 10.17206/apjrece.2023.17.3.73 . SCOPUS
Monteiro, A., Sousa, C., & Barros, R. (2023). Kids Surfing the Web: A comparative study in Portugal. Computers, 12(9), 1-13. https://doi.org/10.3390/computers12090168 JCR (JIF 2022 2.8); Scopus (SJR 2022 0.57; Q2 Computer Networks and Communications)
Barros, R., Monteiro, A., & Leite, C. (2023). Learning with digital technologies in prison: A scoping review. Digital Education Review, 43, 1-17. http://doi/10.1344/der.2023.43.1-17 WoS; SCOPUS - Monteiro, A.; Leite, C.; Sampaio, M & Barros, R. (2023). BEPART project: Scenarios of youth participation and curricular innovation at schools. INTED2023 Proceedings (pp. 1470-1477). https://library.iated.org/publications/INTED2023. DOI: 10.21125/inted.202, WoS
Monteiro, A., Leite, C., Coppi, M., Fialho, I., & Cid, M. (2023). Education in Emergency: Lessons learned about school management practices and digital technologies. Research in Educational Administration and Leadership (REAL), 8(1), 223-254. https://doi.org/10.30828/real.11349 , https://dergipark.org.tr/en/pub/real/issue/75826/1134984 . https://doi.org/10.30828/real.1134984 Scopus
Vilhena, C., Valadas, S., Fernandes, P., & Figueiredo, C. (2023). Tecnologias digitais e capital cultural: Associação entre o nível de escolaridade dos pais e utilização pelos alunos de tecnologias digitais [Digital technologies and cultural capital: association between parents’ educational level and students’ use of digital techologies]. Revista Conhecimento Online (Brazil), 1(2023), 81-101. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2956 Scopus
Barros, R., Monteiro, A., & Leite, C. (2022). Autoestima e Motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 30(116), 837-857. doi:10.25112/RCO.V1I0.2392. Scopus Leite, C. & Sousa, W. (2022). Desafios de duas instituições de ensino superior da Amazônia no enfrentamento da pandemia de Covid-19, Revista Iberoamericana de Educación Superior, Vol. XIII, Núm. 37, pp. 135-154. Scopus
Coppi, M., Fialho, I., Cid, M., Leite, C.,& Monteiro, A. (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 20 abr. Scopus - Barros, R., Monteiro, A., & Leite, C (2021). An overall picture about academic literature focused on online learning in prison. Revista Conhecimento Online, 2021(1), 127-152. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0. Scopus
Monteiro, A., Guedes Teixeira, E., Leite, C., Barros, R., Fernandes, P., & Soares, F. (2022). Education towards literacy and digital citizenship of young people: beyond “being online”. Revista Conhecimento Online, 14, v.2, 89-107. https://doi.org/10.25112/rco.v2.2991 Scopus
Marinho, P., Fernandes, P., & Pimentel, F. (2021). The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education. Distance Education, 42(2) 253-267. https://doi.org/10.1080/01587919.2021.1911628 JCR; Scopus
Monteiro, A., & Leite, C. (2021). Digital literacies in higher education: skills, uses, opportunities and obstacles to digital transformation/Alfabetizaciones digitales en la educación superior: habilidades, usos, oportunidades y obstáculos para la transformación digital. Revista De Educación a Distancia (RED), num 65, Vol. 25, Artíc 6, pp. 2-20, https://doi.org/10.6018/red.438721 (Original work published 9 de agosto de 2020) Scopus
Fernandes, Preciosa, & Figueiredo, Carla (2020). Tecnologias educativas e plataformas digitais na gestão educacional: O que evidenciam os discursos académicos. Laplage em Revista, 6(spec.), 24-38. https://doi.org/10.24115/S2446-622020206Especial927p.24-38 WoS
Pinto, M. & Leite, C. (2020). As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior /Digital technologies in successful academic itineraries of Higher Education non-traditional students, Educação e Pesquisa, vol.46, São Paulo, Epub 20-Mar-2020, versão impressa ISSN 1517-9702, versão On-line, ISSN 1678-4634, Scopus
Pinto, M. & Leite, C. (2020). Digital technologies in support of students learning in higher education: Literature review. Digital Education Review, 37, 343-360. https://doi.org/10.1344/der.2020.37.343-360 WoS; Scopus
Machado, A. C. A., Leite, C. & Monteiro, A. (2019). As tecnologias digitais na literatura académica da educação de adultos/Digital technologies in the academic literature of adult education, Laplage em Revista, UFSCar, Sorocaba, vol. 5, n.2, mai.-ago, 86-102. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201952666p.86-102, WOS