Estudos
Projetos Financiados, Dimensão Nacional (2019-2023)
Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas (DigP-SEM)
FCT, refª NORTE-01-0145-FEDER-029069
DURAÇÃO: 10_2018/07_2022
Resumo: A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidad . O DigP-SEM tem como objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE. Pretende-se, assim, produzir uma “radiografia” à escala nacional que sustente recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para a melhoria da gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num projeto educativo, que corporize princípios de uma “cidade educadora” (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.
Equipa de investigação (CIIE): Preciosa Fernandes (IR); Carlinda Leite (Co-IR); Angélica Monteiro; Armando Loureiro; Maria João Carvalho; Paulo Marinho; Rui Trindade; Carla Figueiredo; Paulo Marinho (Investigador doutorado contratado)
Parceiros: UPORTO/CIIE (Coord.); Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora; Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Perfil Académico e Profissional de Professores do Ensino Superior que Asseguram a Formação Inicial de Professores
Fundação Belmiro de Azevedo (EDULOG), EDULOG/PAPP/2019
DURAÇÃO: 12_2019/10_2021
Resumo: O projeto propõe-se realizar um estudo de investigação que permita aprofundar o conhecimento sobre o perfil académico e profissional dos docentes que, nas instituições de ensino superior público, asseguram a formação inicial de professores (FIP) dos ensinos básico e secundário. Baseado numa análise dos cursos que habilitam profissionalmente para a docência nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e do perfil dos formadores de professores dos cursos de mestrado que habilitam para a docência no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, o estudo focar-se-á nos docentes que asseguram as Unidades Curriculares (UC) relacionadas com o exercício docente/prática curricular em sala de aula (i. e. didáticas específicas, iniciação à prática profissional/prática de ensino supervisionada, estágio, currículo, avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino-aprendizagem, …). Com o objetivo de aprofundar dos dados recolhidos e analisados, realizar-se-ão também estudos de caso que permitam abarcar a formação inicial de professores na diversidade que a caracteriza.
Equipa de investigação: Carlinda Leite (IR); Fátima Sousa-Pereira (IR)
Como Estão a Ser Preparados os Futuros Professores para o Ensino da Leitura e da Escrita?
Fundação Belmiro de Azevedo (EDULOG), EDULOG/FPLE/2019
DURAÇÃO: 3_2020/2_2022
Resumo: O presente estudo propõe-se aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial de professores. Debruçar-se-á especificamente sobre a preparação que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico estão a receber para o ensino da leitura e escrita. O enfoque na preparação para o ensino da leitura e escrita justifica-se por várias razões. Em primeiro lugar, pelo papel determinante que a leitura e a escrita têm para o desenvolvimento da capacidade de comunicação, para a aquisição e expressão de conhecimentos, ideias e valores e para as aprendizagens posteriores. São, por essa razão aprendizagens fundacionais e instrumentais para todo o percurso escolar e para o desenvolvimento de cada pessoa. Em segundo lugar, porque se sabe que o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita está fortemente relacionado com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, dos conhecimentos adquiridos e das competências desenvolvidas neste domínio e, por isso, dos processos vividos na formação escolar. Por último, porque a delimitação do âmbito do estudo permite uma descrição mais precisa do que está a ser assegurado neste domínio pelos atuais programas de formação inicial de professores e produzir recomendações que potenciem a sua qualidade.
Equipa de investigação: Carlinda Leite, CIIE/FPCEUP (IR); Isabel Leite, Universidade de Évora (IR); Fátima Sousa-Pereira, CIIE/FPCEUP; Gina C. Lemos, Instituto Politécnico de Setúbal
Outros projetos de dimensão nacional em curso (2023/2024)
Internacionalização da educação superior
Práticas curriculares na sua relação com políticas de educação e com a formação
Práticas de avaliação de aprendizagens na sua relação com políticas de educação
A atratividade da profissão docente
DICES: inclusão digital dentro e fora das escolas
PROJETOS FINANCIADOS, DIMENSÃO INTERNACIONAL (2019- 2023)
BE PART - Youth-Led Development for School's Participatory Management
Programa Erasmus+, Commissão Europeia (Key Action: Support for policy reform; Action Type: Social inclusion through education, training and youth), ref. 612175-EPP-1-2019-1-PT-EPPKA3-IPI-SOC-IN
DURAÇÃO: 12_2019/ 11_2022
Resumo: O projecto BE PART visa desenvolver, implementar e avaliar uma abordagem participativa e inovadora, a ser desenvolvida nas escolas regulares, com vista à promoção de uma educação inclusiva, desenvolvendo, ao mesmo tempo, competências de cidadania e a capacitação dos jovens
Equipa do CIIE/FPCEUP: Carlinda Leite (IR); Angélica Monteiro; Amélia Lopes; Preciosa Fernandes; Amélia Veiga; Rita Barros (Bolseira de pós-doutoramento)
Parceiros: MentorTec – Serviços de Apoio a Projectos Tecnológicos, S.A., Portugal (Coord.); Action Synergy (Grécia), Escola Pia Luz Casanova (Espanha); Escola Secundária de Paços de Ferreira (Portugal); CIIE/Universidade do Porto (Portugal); Platoniq Sistema Cultural (Espanha); Valmieras Pargaujas Sakumskola (Letónia); Ministry of Education and Religious Affairs (Grécia)
UP2B - Boosting Up School Education
Comissão Europeia, Programa Erasmus+ (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices. Action Type: Strategic Partnerships for school education, ref. 2019-1-PT01-KA201-061346
DURAÇÃO: 12_2019/ 6_2022
Resumo: O projeto UP2B é uma parceria estratégica da Educação Escolar, criada por Empresas, Universidades, ONGs, Autoridades Locais de Educação e Escolas, do Sul, Norte, Este e Oeste da Europa, que coopera para promover a motivação na Escola (para estudantes e professores) e para preparar os estudantes para a sua vida futura como trabalhadores e cidadãos. A abordagem integrada de formatos, conteúdos e perícia do projeto baseou-se na avaliação prévia das necessidades durante as actividades regulares dos parceiros e visa melhorar a Educação Escolar, tendo em vista a Coesão Social.
Equipa do CIIE/FPCEUP: Angélica Monteiro (IR); Carlinda Leite; Amélia Lopes; Preciosa Fernandes; Cristina Rocha; Rita Barros; Leanete Thomas Dotta
Parceiros: APLOAD, Portugal (Coord.); CIIE/Universidade do Porto (Portugal); Terras Dentro (Portugal); Asociacion Empresarial de Investigacion Centro Tecnologico del Mueble y la Madera de la Region de Murcia (Espanha); University Of Cukurova (Turquia); Cukurova Kaymakamligi (Turquia); Sdrudzenie Znam i Moga (Bulgária); Brainlog (Dinamarca); Rigas Pardaugavas Pamatskola (Letónia)
MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
Comissão Europeia, Programa Erasmus+ (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices. Action Type: Strategic Partnerships for school education, ref. 2019-2-PT02-KA205-006226
DURAÇÃO: 1_2020/ 12_2021
Resumo: o projeto MINDtheGaps tem por objetivo contribuir para desenvolver competências de literacia digital e mediática de jovens em situação de vulnerabilidade social [15-18 anos], de forma colaborativa, a distância, através de um trabalho em rede com jovens de outros países.
Equipa do CIIE/FPCEUP: Angélica Monteiro (IR); Carlinda Leite; Amélia Lopes; Preciosa Fernandes; Rita Barros; Leanete Thomas Dotta
Parceiros: UNIVERSIDADE DO PORTO (Coordinator); APLOAD Lda (Portugal); HOGSKOLEN I INNLANDET (Norway); SDRUDZENIE ZNAM I MOGA (Bulgaria); ORTA KARADENIZ KALKINMA AJANSI (Turkey)
21st Century Skills in the Context of the UN's Social Development Goals for Pupils
Comissão Europeia, Programa Erasmus+ (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices. Action Type: Strategic Partnerships for school education, ref. 2019-1-DK01-KA201-060200
DURAÇÃO: 1/9/2019 – 30/11/2021
Parceiros: VEJLE KOMMUNE (Denmak, Coordinator) Daugavpils Pilsetas Izglitibas parvalde (Latvia); Eco Logic (Macedonia); UNIVERSIDADE DO PORTO (Portugal); The Hub Nicosia Ltd (Cyprus)
Resumo: o projeto 21C-SDG pretende aumentar as capacidades e competências de estudantes para o séc. XXI, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como enquadramento
Outros projetos internacionais em curso 2023/2024
EscuelaQResiste
Culturas organizacionais e Comunidades de Aprendizagem no Ensino Superior
Todo o Índio tem Ciência
Prácticas de liderazgo y agenda del Directo
CARE4SUD | Vocational training in illicit drug addiction: Equipping health care practitioners with addiction treatment competences and techniques
PROJETOS DE ESTUDANTES
Doutoramento
Aline Costa | Orientação: Angélica Monteiro & Preciosa Fernandes
O uso da inteligência artificial no ensino superior: uma análise exploratória em uma universidade portuguesa
José Carlos Bronze | Orientação: Carlinda Leite & Angélica Monteiro
Efeitos de projetos europeus no desenvolvimento de competências interpessoais e literacia digital: uma análise focada na Formação Profissional Inicial Tecnologias digitais em processos de aprendizagem ao longo da vida de adultos em contexto prisional
Larissa Gomes Lacerda | Orientação: Angélica Monteiro & Preciosa Fernandes
Tecnologias Digitais no 1ª ciclo do ensino básico – sentidos e efeitos da sua utilização nas aprendizagens dos/as alunos/as
Educação Inclusiva e Justiça Social: Políticas, Conceções e Práticas
Lillian Nobre (doutoramento)| Orientação: Preciosa Fernandes & Elisabete Ferreira
O estudo tem como principais objetivos: compreender como têm sido vividas nas escolas portuguesas políticas educativas e curriculares, lançadas nos últimos três anos, que lhes outorgam maior poder de decisão para flexibilizarem o currículo e promoverem uma educação inclusiva orientada para a justiça social; identificar condições que facilitam/dificultam a concretização dessas políticas; identificar efeitos gerados nas práticas curriculares. A investigação é de natureza mista, contemplando dois estudos: 1) mapeamento, a nível nacional, focando conceções de educação inclusiva e justiça social e efeitos gerados nas práticas curriculares; 2) estudo de caso num Agrupamento de Escolas (AE) para uma leitura em profundidade relativamente aos vários enfoques em análise no estudo 1. Recorrer-se-á́ a um inquérito por questionário a aplicar a todos os AE do país, e, no caso do estudo de caso, à análise documental, a entrevistas semiestruturadas ao diretor e coordenadores, e a grupos focais com professores e alunos.
Marcelo Rodrigo Pezzi |Orientação: Preciosa Fernandes & Luis Grosso (doutoramento) |Orientação: Amélia Veiga & Preciosa Fernandes
A avaliação de estudantes do Ensino Profissional e Tecnológico
Nuno Duarte | Orientação: Luís Grosso & Preciosa Fernandes
Richelme Costa | Orientação: Carlinda Leite & Angélica Monteiro
A abordagem Whole School no Ensino Profissional Português: um estudo sobre ecossistemas educativos na promoção de justiça social e de inclusão digital
Thyene Bürkle (doutoramento) |Orientação: Preciosa Fernandes & Angélica Monteiro
Democratização, inclusão e equidade social no Ensino Superior: o caso dos “maiores de 23 anos
Estudos sobre a abertura do Ensino Superior a estudantes “não-tradicionais” indiciam a necessidade de democratização do acesso, permanência e conclusão deste nível de ensino como garantia de inclusão e maior possibilidade de equidade social, indo ao encontro dos objetivos 4 e 10 projetados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Neste âmbito, a investigação visa analisar e compreender em que medida a conclusão de um curso superior, obtido através do regime de acesso “maiores de 23”, estabelecido pelo DL 64/2006, configura uma oportunidade de inclusão e de equidade social. Utilizar-se-ão métodos mistos, com recurso a um inquérito por questionário aplicado a nível nacional a diplomados/as que ingressaram no Ensino Superior através deste regime e a entrevistas semiestruturadas para aprofundamento dos resultados. Espera-se que o estudo, a partir do ponto de vista daqueles/as que usufruíram desta medida, contribua para aprofundar o conhecimento sobre esta realidade e promover novas oportunidades.
Estudos de pós-doutoramento internacionais
Ana Priscila Azevedo (UPernambuco, Caruaru)
Márcia Mendes Cantano
Cláudia Barbosa Ramos
Solange Alves (Univ. de Brasília)
Roberto Sidnei Macedo
Uelinton de Souza Gonçalves
REDES DE INVESTIGAÇÃO A QUE PERTENCEM MEMBROS DO CAFTe