Equipa
Coordenação
|
Carlinda
Leite Carlinda Leite é Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Professora Emérita da Universidade do Porto desde 2019 e investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), a cuja direção pertence, e coordena a Comunidade Prática de Investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas” (CAFTe). Os seus focos principais de investigação são: Políticas de educação e de currículo; Formação de professores; Avaliação de instituições, de cursos, de projetos e da aprendizagem; Currículo e modos de trabalho pedagógico no ensino superior; Educação e diversidade cultural. Tem coordenado vários projetos e é autora de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais e nacionais. |
|
Preciosa
Fernandes Doutora em Ciências da Educação, Professora Associada na FPCEUP e investigadora
do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) - sendo co-coordenadora da Comunidade Prática de Investigação:
Currículo, Avaliação, Formaçao e Tecnologias em
Educação (CAFTe) deste centro de investigação. Tem desenvolvido a sua atividade docente e de investigação em domínios ligados à Educação e Currículo, Políticas Educativas e Curriculares, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Especial, áreas em que tem publicado vários artigos, capítulos de livros e livros. |
Membros integrados/ Conselho de apoio à coordenação |
|
|
|
|
|
Marta Sampaio Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Os seus principais interesses de investigação incluem justiça social, justiça curricular e políticas públicas em educação.É autora e coautora de artigos científicos e capítulos de livros sobre justiça social, currículo e avaliação de escolas. Integrou Comissões de Avaliação Externa de ciclos de estudos e de sistemas internos de garantia de qualidade da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). |
|
|
|
Doutorandos/as e Pós-docs |
|
|
Ana Paula de Sá é pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP-Brasil. É Doutora em Linguística Aplicada e Mestra em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP-Brasil. Durante o doutoramento e o pós-doutoramento desenvolveu intercâmbio acadêmico com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Sua atividade de investigação e suas publicações inscrevem-se na área de Linguagem e Educação, com foco na relação estabelecida entre documentos curriculares e os conteúdos de livros escolares. |
|
João Carlos Fernandes Lima do Nascimento, natural de São Tomé e Príncipe (STP), Doutor em TIC´s em educação pela Universidade de Salamanca; É professor de metodologia de investigação e sistemas operativos na Faculdade de Ciências e das Tecnologias da Universidade de STP, e de estatística na Universidade Lusíada de STP. Frequenta Pós-doutoramento em educação na Universidade de Porto. |
Lillian Nobre Doutoranda e mestre em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e licenciada em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL-Brasil). No âmbito do mestrado, desenvolveu pesquisa sobre a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior em Portugal e prossegue no aprofundamento dessa pesquisa, no âmbito do doutoramento, considerando os desafios políticos e práticos para a concretização de uma educação inclusiva na sua relação com a justiça social no contexto do ensino secundário português. Membro da equipa portuguesa do projeto “DEMOSpEJS La democracia en las escuelas como fundamento de una educación para la Justicia Social”, financiado pelo Governo da Espanha, com coordenação geral pelo Prof. Javier Murillo da Universidade Autónoma de Madrid, e no qual a Prof.ª Preciosa Fernandes é coordenadora da equipa do CIIE/FPCEUP.
|
|
|
|
|
José Carlos Bronze Doutorando em Ciências da Educação (bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, com a referência 2021.06244.BD). Coordenador do Departamento de Avaliação e Planeamento Social da APLOAD Lda (2013-2021); sócio da APLOAD Lda (desde 2010) Membro da Direção da ONGD Terras Dentro – Desenvolvimento Sustentável (desde 2002) Avaliador na Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (consultoria anual renovável, desde 2013)
|
|
|
Colaboradores de outras instituições
Portugal
Fátima Delgado Professora de Matemática do ensino básico e secundário, doutora em Ciências da Educação na área da educação matemática. As suas áreas de interesse são: Políticas de educação e de currículo; Formação de professores; Práticas curriculares no ensino da Matemática; Didática da Matemática.
Fátima Monteiro Docente do ISEC – IPC desde 1995. Professora Adjunta. Tem formação superior (Licenciatura e Mestrado pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (FEUP – Universidade do Porto); em Educação e Formação de Adultos e o Doutoramento em Ciências da Educação (FPCEUP- Universidade do Porto). Os seus atuais interesses de investigação focam a interligação entre o ensino da engenharia, as ciências da educação, a filosofia da tecnologia e a ética. Fátima Sousa-Pereira Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) . A sua atividade docente e investigação, no âmbito da formação de professores, incide sobre questões relacionadas com o desenvolvimento e gestão do currículo, avaliação educacional, políticas educativas e curriculares e inovação educacional para a melhoria do ensino e da formação de professores, áreas em que tem publicado vários artigos. É coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e da Pós-Graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional na ESE-IPVC. Felizbela Martins Curso de Doutoramento e Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Licenciada em Geografia pela mesma Universidade. Integra atualmente o Centro de Investigação CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – e é docente do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta – Porto. Experiência como docente no Ensino Superior na área do Ensino e Formação de Professores de Geografia. Os interesses de investigação focam-se principalmente no Ensino e na Educação Geográfica e Educação e Currículo. Autora de diversos artigos nestas áreas. Luís Grosso Licenciado em História (1988), professor profissionalizado em História dos ensinos básico e secundário (1990), mestre em História Moderna e Contemporânea (1994) e doutor em História (2003) pela Universidade do Porto e bolseiro FCT de pós-doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Possui um diploma de especialização em Políticas Públicas pelo Instituto de Administração Nacional (2012). É Professsor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais (DHEPI) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigador do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas albergado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade. As suas áreas de interesse investigativo são : formação de professores, histórias de vida, educação histórica,história da educação, educação comparada, educação colonial, história das organizações escolares, entre outras. Manuel Firmino Torres Doutor em Ciências da Educação e Licenciado em Psicologia pela FPCEUP, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e membro integrado do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Investigador/Colaborador no CSIG - Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica) e do MIL – Media Innovation Labs (Investigador/Colaborador no DMLL – Digital Media Learning Lab). Colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), tem como interesses de investigação, entre outros, os modos de trabalho pedagógico e as tecnologias do ensino superior, tendo realizado diversos projetos e sido autor de diversas publicações nacionais e internacionais. Maria Lisete Almeida Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto. Diretora do Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, Porto.
Maria Lurdes Rodrigues Curso de Doutoramento, Mestrado e Licenciatura em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Bacharelato em Educação Pré-escolar, integra, atualmente, a Direção de um Agrupamento de Escolas. Enquanto Consultora (Perita Externa), da Universidade Católica Portuguesa, tem trabalhado com várias escolas envolvidas no Programa TEIP. Experiência como docente no ensino superior (curso de formação inicial de educadores de infância). Participação em vários projetos de investigação desenvolvidos no CIIE. Os interesses em investigação focam-se, de forma particular, nos estudos ligados à educação e currículo, avaliação das aprendizagens, avaliação institucional, educação e diversidade cultural, e formação de professores. Rita Barros Professora Coordenadora do Instituto Piaget e Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. É Mestre e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto (FPCEUP). Atualmente, é investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-FPCEUP). Participa em projetos financiados, incluindo o EPRIS, privilegiando a Educação de Adultos e as Tecnologias Digitais na Aprendizagem. Virgínia Varandas Diretora do Agrupamento Escolas de Campo - Valongo Formação Inicial - Educadora de Infância; Licenciada e Mestre em Ciências da Educação na área do Currículo Escolar; Pós graduação em Administração Escolar.
Outros colaboradores/ colaboradores de anos anteriores Ana Aguiar (ESE de Viana do Castelo) Ana Machado (Universidade Católica Portuguesa) Eliane Teodoro (Conselho Municipal de Educação de Maceió, Alagoas, Brasil) Hugo Fernandes (EBS Leonardo Coimbra Filho) Isabel Torres (EBS Leonardo Coimbra Filho) Lígia Batista ligiabatista (EB2/3 de Valadares) Patrícia Alves (EBS Leonardo Coimbra Filho) Raquel Felizes (EB2/3 de Valadares) |
BrasilLucinalva Andrade Ataíde de Almeida (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) Professora Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atua no curso de graduação em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da mesma Universidade como docente permanente. Maria da Conceição Valença da Silva (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) Pedagoga, com Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Estágio Doutoral pela Universidade do Porto, em Portugal, financiado pelo CNPq/CAPES. É professora e vice-diretora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL; membro do Colegiado do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Aberta do Brasil- UAB/UFAL; líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação em Prisões. Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra (UFPB/João Pessoa) Pós-Doutorada pela Universidade do Porto - Portugal. Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB.
Rosangela Fritsch (Unisinos) Graduação (1982) e Mestrado em Serviço Social (1995 ) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico), na Graduação e Especializações da Unisinos. Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar. Walter Sousa (UFPB/João Pessoa) Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará; Mestre em Ciências Sociais/Antropologia, pela Universidade Federal do Pará; Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará. Experiência com pesquisa nas áreas de Ciências Sociais/Antropologia, com ênfase em Etnografia Indígena, Parentesco, Poder, Educação e Políticas Públicas Educacionais. Vice-coordenador do grupo de pesquisa Indigenismo, Sociedade e Educação na Amazônia - Iseam, da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Adriana Cavalcanti dos Santos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) Amanda Xavier (Universidade Federal de Alfenas) Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru) Antônio Carlos Minussi Righes (Universidade de Santa Maria) Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru) Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru) Crislainy de Lira Gonçalves (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru) Eliane Maria Teodoro (Município de Maceió) Maria Angélica da Silva (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru) Maria Julia Melo (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru) Maria Rita Marques de Oliveira (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP) Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE- Caruaru)
|
AngolaAlbertina Lussinga (ISCED – Huambo) Ana Robalo (ISCED – Huambo) Bartolomeu Chindumbo Delfino (ISCED – Huambo) Helena Canhici (ISCED - Cabinda) João Baptista Machado Sousa (ISCED – Huambo) |
MoçambiqueFeliciano Mahalambe (Instituto Nacional de Exames, Certificação e Equivalências) Meque Raúl Samboco (Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane ) Olga Judite Jamisse (Academia de Ciências Policiais) Samuel Tumbula (Universidade Católica de Maputo) Santa Mónica Julião Mugime (Academia de Ciências Policiais) |
São Tomé e PríncipeJoão Carlos Nascimento (Universidade de S. Tomé e Príncipe) |