Comunicações livres
Programa final do seminário
Sessão das 11:00 | 12 de Janeiro de 2018
Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» (sala 111)
Base nacional comum curricular e ensino de literatura(s) no brasil: que lugar para o cânone literário português? (Ana Paula Sá)
Serão os indicadores para a educação um apoio ao combate das desigualdades na escola ou, pelo contrário, serão delas potenciadores? (Carla Figueiredo; Carlinda Leite)
Sentidos de inclusão social e educativa na política curricular de Portugal (Maria Julia Melo; Carlinda Leite; Lucinalva de Almeida)
A pesquisa na escola: princípio educativo e prática social de respeito às diferenças (Rubya Andrade; Eloisa Wiebusch)
Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» (sala 112)
Potenciar a inclusão de estudantes com NEE no ensino superior: aspetos políticos, estruturais e atitudinais (Evelyn Santos; Paula Vagos; Dayse Neri de Souza)
Marcas das perspetivas biomédica e biopsicossocial nas normas legais educacionais no Brasil (Robson Celestino Prychodco; Preciosa Fernandes)
Educação Inclusiva em alunos com surdez (Teresa Dias)
Políticas e medidas de inclusão social e educativa dos surdos em Portugal: Dos princípios às práticas!? (Joaquim Melro; Margarida César)
Painel D «Formação de professores para a mediação e promoção de diversidades» (Sala 113)
A diversidade – Oportunidade ou constrangimento no quotidiano dos professores (Andreia Araújo; Amélia Lopes)
A diversidade na e da escola: práticas, políticas e estratégias (Joana Alexandre; Sara Ramos)
Formaçao de professores em escolas em contextos socioeconomicamente desafiantes: a sua realidade diaria (Irene Moreno-Medina)
Formação de professores no contexto da diversidade: estratégia inclusivas em oficinas de inclusão digital de idosos do lim/life – ueg – goiás – brasil (Yara Silva; Mylena Toschi)
Painel E «Competências profissionais no trabalho com a diversidade» (sala 114)
Reflexão sobre ética docente e diversidade na prática educacional (Jakeline Andrade; Inês Nascimento)
Desidentificações de Género: Expressões da Diversidade (Rita Grave; João Oliveira; Conceição Nogueira)
Entre o Humano e a Normatividade: Uma Analítica Queer Em Torno do (Não-) Binarismo de Género (Teresa Teixeira; Nuno Carneiro)
Desafiar quotidianos escolares, desenvolvendo competências docentes: estudo qualitativo em quatro países europeus (Eunice Macedo; Alexandra Carvalho; Sofia Santos; Flora Torres)
Sessão das 15:30 | 12 de Janeiro de 2018
Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» (sala 111)
O/A Professor/a e os seus Sentidos e Relações na Inclusão de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial: Um Estudo de Caso em Três Agrupamentos da Área Metropolitana do Porto (Carla Ferreira; Ariana Cosme)
Atuação da escola na promoção da participação de todos como estratégia para a redução do fenómeno da exclusão social e para a criação de uma comunidade de aprendizagem (Eloisa Carvalho; Vera Pereira)
Inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista no brasil na perceção de seus encarregados (Robson Celestino Prychodco; Zelia Bittencourt)
Educação, projetos sociais e juventudes: reflexões contemporâneas (Tansir dos Santos; Natanael Reis Bomfim)
Painel A «Políticas e medidas de inclusão social e educativa» e B «Discriminação, xenofobia e racismo na escola: que possibilidades de intervenção?» (sala 112)
Discutindo as medidas de inclusão social e educativa de associações de imigrantes que trabalham com jovens com background migrante em Portugal (Carolina Jardim; Sofia Marques da Silva)
Perceções de comunidades escolares sobre Inclusão e desempenho de crianças e jovens imigrantes: desafios para uma reflexão alargada (Joana Alexandre; Rita Guerra; Ricardo Rodrigues; Cecília Aguiar; Margarida Carmona; João Barreiros; Rui Costa-Lopes)
Experiências de discriminação de jovens mulheres lésbicas em contexto escolar em Portugal (Liliana Rodrigues; Rita Grave; Sara Magalhães; Conceição Nogueira)
Avaliação e intervenção em problemas emocionais e comportamentais. Asperger e bullying - crianças com síndrome de asperger: vítimas preferenciais de bullying? (Helena Miranda Reis)
Painel C «Escola e interculturalidade: práticas e estratégias promissoras» (sala: 113)
A Tutoria Intercultural como uma estratégia de integração e de aprendizagem para crianças recém-chegadas ao 1º ciclo de escolaridade (Dilaila Botas; Darlinda Moreira)
Propostas de jovens para uma educação mais intercultural no horizonte da cidadania europeia (Sara Pinheiro; Eunice Macedo; Helena Costa Araújo)
A voz das crianças imigrantes: partilha de experiências em comunidade virtual entre crianças lusófonas na Europa: um estudo sobre suas vivências na escola e da interação com os professores. (Andrea Silva)
Praticando a Diversidade: das ações concretas ao entendimento cultural (Ricardo Cardoso; Darlinda Moreira)
Painel D «Formação de professores para a mediação e promoção de diversidades (Sala: 114)
Assessorias Pedagógicas Universitárias e o lugar da formação pedagógica docente na mudança de paradigma do ensino superior: do ensino à aprendizagem (Amanda Xavier; Carlinda Leite; Maria Azevedo)
Modelo de formação inicial de professores. Currículo, Angola. ISCED. Perceções de professores (Maria Helena Canhici; Carlinda Leite; Preciosa Fernandes)
Formação de profissionais para a diversidade em Portugal: contributo para pensar a formação inicial de profissionais de contextos educativos (Daniela Silva; Sofia Marques da Silva)
Qualidade e diversidade: uma análise focada nos planos curriculares de Formação de Professores em Portugal (Rita Leal; Carlinda Leite)
Painel E «Competências profissionais no trabalho com a diversidade» (sala 117)
Teatro de fantoches e transdisciplinaridade em goiás - brasil: práticas pedagógicas inovadoras (Jullyana Batista; Yara Silva)
DIVER-TENCIAS “COMPETENCIAS DIVERSAS”. El cuento como recurso para la adquisicón de competências (Emilio Moya; Mª Asunción Romero López; Vanesa Mª Gámiz Sánchez)
Brinquedo adaptado: um recurso para a comunicação aumentativa e alternativa (Susana Sousa; Evelyn Santos)
A Educação Bilingue numa EREBAS: Diversidade Cultural e Acesso ao Currículo (Kamilla Pedroso; Orquídea Coelho)