logotipo digp-sem
Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

Tarefas


Coordenada por FPCE.UP (36 meses)

Atividade dedicada à gestão do projeto. Pretende:
- Assegurar o sucesso do projeto e o alcance dos seus objetivos
- Assegurar o rigor e a qualidade do trabalho desenvolvido
- Envolver todas as equipas numa dinâmica e estratégias comuns, e promover sinergias
- Acompanhar o desenvolvimento do trabalho e assegurar o cumprimento do cronograma
- Gerir recursos
- Encorajar a disseminação e a produção científica

Inclui:
- Contactos regulares com as equipas: Comunicação on-line (email) e/ou, se necessário videoconferências
- Reuniões gerais da equipa do projeto

Milestones:
M1. Uma reunião geral no início do projeto
M11. Uma reunião geral no final do projeto 

Coordenada por UTAD e IE-Ulisboa (11 meses)

Atividade dedicada à análise de referenciais teóricos e políticos. Pretende:
- Desenvolver um referencial teórico sobre o tema de investigação
- Identificar e caracterizar a evolução das políticas educativas sobre o tema de investigação

Inclui:
- Revisão de literatura, nacional e internacional, desde 2000: artigos científicos em peer review journals, livros e dissertações de mestrado/doutoramento - UTAD
- Pesquisa e análise de políticas nacionais e internacionais – IE-U. Lisboa

Outputs:
- Relatório da tarefa;
- Artigos científicos

Milestones:
M2. Relatório da tarefa 

Coordenada por U. Algarve, U. Évora e U. Coimbra (13 meses)

Atividade dedicada ao mapeamento dos usos, objetivos e efeitos da utilização de plataformas digitais

Inclui:
- Construção do questinário (U. Algarve) - 5 versões adaptadas aos diferentes públicos-alvo: líderes escolares; docentes; não-docents; alunos; stakeholders/parceiros
- Validação do questionário (U. Évora com apoio das restantes equipas): preenchimento, voluntário, por um agrupamento de escolas
- Aplicação do questionário (Ú. Évora com apoio das restantes equipas): preenchimento numa plataforma on-line
- Análise estatística das respostas ao questionário (U. Coimbra): SPSS

Outputs:
- Relatório da atividade;
- Realização de seminários de divulgação com Agrupamentos de escolas (6 – um por equipa do projeto)

Milestones:
M4. Questionário validado
M5. Relatório da tarefa 

Coordenada por FPCE.UP (com participação de todas as equipas e parceiros) (13 meses)

Atividade dedicada à criação de um guia com recomendações para melhorar o uso de PD

Inclui:
- Definição de Booklet com orientações para o teste piloto (com base na tarefa 3);
- Teste piloto do guia, seguidas de reuniões de feedback com elementos de agrupamentos de escolas e formulação da versão final

Outputs:
- Guia de optimização do uso de PD
- Publicação e disseminação do Guia em escolas, a nível nacional
- Apresentação em encontros científicos e através da publicação de artigos científicos

Milestones:
M7. Booklet com orientações para o teste piloto
M8. Guia de optimização do uso de PD

Coordenada por FPCE.UP (colaboração do consultor Prof. Antonio Bolívar) - (35 meses)

Atividade dedicada à monitorização e autoavaliação do desenvolvimento do projeto

Inclui:
- Verificar se os milestones de cada tarefa estão a ser cumpridos;
- Relatórios das equipas sobre o trabalho desenvolvido;
- Assegurar que o cronograma do projeto está a ser cumprido

Outputs:
- Relatórios de progresso (2)
- Relatório final do projeto

Milestones:
- M3. Relatório de progresso
- M6. Relatório de progresso
- M9. Relatório final do projeto

Coordenada por FPCE.UP (com participação de todas as equipas e parceiros) - (30 meses)

Atividade dedicada à disseminação e divulgação do trabalho e resultados do projeto

Inclui:
- Participação e apresentação em eventos científicos
- Publicação de artigos científicos
- Organização de um número de revista e de um ebook
- Organização de um Seminário Internacional
- Organização de Seminários Nacionais com escolas
- Publicação de newsletters e sua disponibilização
- Desenvolvimento de um Guia de optimização do uso de PD na gestão de Agrupamentos de Escolas
- Disseminação do projeto nos media;
- Criação e gestão de um website do projeto

Milestones:
- M9. Organização de um Seminário Internacional