Coordenada por FPCE.UP (36 meses)
Atividade dedicada à gestão do projeto. Pretende:
- Assegurar o sucesso do projeto e o alcance dos seus objetivos
- Assegurar o rigor e a qualidade do trabalho desenvolvido
- Envolver todas as equipas numa dinâmica e estratégias comuns, e promover sinergias
- Acompanhar o desenvolvimento do trabalho e assegurar o cumprimento do cronograma
- Gerir recursos
- Encorajar a disseminação e a produção científica
Inclui:
- Contactos regulares com as equipas: Comunicação on-line (email) e/ou, se necessário videoconferências
- Reuniões gerais da equipa do projeto
Milestones:
M1. Uma reunião geral no início do projeto
M11. Uma reunião geral no final do projeto
Coordenada por UTAD e IE-Ulisboa (11 meses)
Atividade dedicada à análise de referenciais teóricos e políticos. Pretende:
- Desenvolver um referencial teórico sobre o tema de investigação
- Identificar e caracterizar a evolução das políticas educativas sobre o tema de investigação
Inclui:
- Revisão de literatura, nacional e internacional, desde 2000: artigos científicos em peer review journals, livros e dissertações de mestrado/doutoramento - UTAD
- Pesquisa e análise de políticas nacionais e internacionais – IE-U. Lisboa
Outputs:
- Relatório da tarefa;
- Artigos científicos
Milestones:
- M2. Relatório da tarefa
Coordenada por U. Algarve, U. Évora e U. Coimbra (13 meses)
Atividade dedicada ao mapeamento dos usos, objetivos e efeitos da utilização de plataformas digitais
Inclui:
- Construção do questinário (U. Algarve) - 5 versões adaptadas aos diferentes públicos-alvo: líderes escolares; docentes; não-docents; alunos; stakeholders/parceiros
- Validação do questionário (U. Évora com apoio das restantes equipas): preenchimento, voluntário, por um agrupamento de escolas
- Aplicação do questionário (Ú. Évora com apoio das restantes equipas): preenchimento numa plataforma on-line
- Análise estatística das respostas ao questionário (U. Coimbra): SPSS
Outputs:
- Relatório da atividade;
- Realização de seminários de divulgação com Agrupamentos de escolas (6 – um por equipa do projeto)
Milestones:
- M4. Questionário validado
- M5. Relatório da tarefa
Coordenada por FPCE.UP (com participação de todas as equipas e parceiros) (13 meses)
Atividade dedicada à criação de um guia com recomendações para melhorar o uso de PD
Inclui:
- Definição de Booklet com orientações para o teste piloto (com base na tarefa 3);
- Teste piloto do guia, seguidas de reuniões de feedback com elementos de agrupamentos de escolas e formulação da versão final
Outputs:
- Guia de optimização do uso de PD
- Publicação e disseminação do Guia em escolas, a nível nacional
- Apresentação em encontros científicos e através da publicação de artigos científicos
Milestones:
- M7. Booklet com orientações para o teste piloto
- M8. Guia de optimização do uso de PD
Coordenada por FPCE.UP (colaboração do consultor Prof. Antonio Bolívar) - (35 meses)
Atividade dedicada à monitorização e autoavaliação do desenvolvimento do projeto
Inclui:
- Verificar se os milestones de cada tarefa estão a ser cumpridos;
- Relatórios das equipas sobre o trabalho desenvolvido;
- Assegurar que o cronograma do projeto está a ser cumprido
Outputs:
- Relatórios de progresso (2)
- Relatório final do projeto
Milestones:
- M3. Relatório de progresso
- M6. Relatório de progresso
- M9. Relatório final do projeto
Coordenada por FPCE.UP (com participação de todas as equipas e parceiros) - (30 meses)
Atividade dedicada à disseminação e divulgação do trabalho e resultados do projeto
Inclui:
- Participação e apresentação em eventos científicos
- Publicação de artigos científicos
- Organização de um número de revista e de um ebook
- Organização de um Seminário Internacional
- Organização de Seminários Nacionais com escolas
- Publicação de newsletters e sua disponibilização
- Desenvolvimento de um Guia de optimização do uso de PD na gestão de Agrupamentos de Escolas
- Disseminação do projeto nos media;
- Criação e gestão de um website do projeto
Milestones:
- M9. Organização de um Seminário Internacional