Organograma
FPCEUP
Preciosa Fernandes (Investigadora Responsável) Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. Porto. Tem vasta experiência como investigadora no âmbito das políticas educativas, currículo, avaliação e formação de professores. É autora e coautora de vários artigos científicos, livros e capítulos de livro. |
|
Carlinda Leite (Co-Investigadora Responsável) Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Professora Emérita da U. Porto. Tem vasta experiência na coordenação de projetos de investigação financiados. Na A3ES é Coordenadora de Comissões de Avaliação de cursos de Educação/CE e de Formação Inicial de Professores. É Presidente da Comissão de Ética da FPCEUP. Tem vasta experiência na coordenação de projetos de investigação financiados e é autora de inúmeros artigos científicos, livros e capítulos de livro sobre temáticas do campo educacional. |
|
Angélica Monteiro Doutorada em Ciências da Educação e Mestre em Educação Multimédia pela Universidade do Porto. Atualmente é investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. As suas áreas alargadas de interesse incluem Tecnologias Digitais, Inclusão Digital, e-Learning, b-Learning, Pedagogia e Ensino superior. |
|
Carla Figueiredo Doutorada em Ciências da Educação. É atualmente investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U. Porto. Com experiência de participação em vários projetos de investigação; em comissões de avaliação de escolas e cursos de ensino superior; e como formadora. É ainda autora de vários artigos científicos. |
|
Paulo Marinho Professor visitante e investigador no Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É Consultor no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil); e Coordenador de projetos de intervenção e investigação socioeducativos com jovens com insucesso escolar e Projetos de autoavaliação de escolas em Portugal e no Brasil. |
|
Rui Trindade Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). É autor de livros e artigos sobre o processo de ensino e aprendizagem em contextos escolares. Foi consultor do Ministério da Educação, para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. É membro do Conselho de Gestão do «Centre for Educational Research and Innovation» (CERI) da OCDE. É presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL)
Ana Luísa Paz Doutorada em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL). É Professora Auxiliar Convidada no IE-UL e tem publicado em revistas nacionais e internacionais sobre educação portuguesa, numa perspetiva histórica e comparada, tendo em consideração temáticas tão diversas quanto a escolarização e alfabetização, o ensino artístico e a universidade. |
|
Domingos Fernandes É professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e especialista em avaliação de programas, avaliação de políticas públicas e avaliação das/para as aprendizagens. Tem coordenado projetos de investigação nacionais e internacionais em diversos domínios da avaliação. Publicou mais de uma centena de trabalhos de natureza científica em Portugal e no estrangeiro. |
|
Jorge Ramos do Ó Nota biográfica brevemente disponível. |
Universidade do Algarve
Maria Helena Gregório Doutorada em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar em Ciências da Educação e da Formação, no Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. Interessa-se pelo estudo da gestão dos recursos locais, redes e dinâmicas para melhorar o sucesso académico dos alunos no âmbito do movimento de descentralização da educação para as escolas e as autoridades locais e subsequentes procedimentos de inovação decorrentes de todos esses processos. |
|
Sandra Valadas Doutorada em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar na FCHS da Universidade do Algarve e Investigadora integrada no CIEO. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nas transições e percursos de estudantes do ensino superior (tradicionais e não tradicionais), aprendizagem, expectativas, adaptação, sucesso académico e abandono escolar. Mais recentemente, tem trabalhado no campo da empregabilidade de diplomados do ensino superior, bem como nas transições para a reforma de homens com mais de 60 anos. |
Universidade de Coimbra
Carlos Barreira É professor auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde leciona diferentes unidades curriculares nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, essencialmente no domínio da avaliação educacional. É autor e coautor de diversas publicações no âmbito da avaliação das aprendizagens, da supervisão pedagógica e desempenho docente e da avaliação de escolas. |
|
Maria Graça Bidarra Nota biográfica brevemente disponível. |
|
Maria Piedade Rebelo Nota biográfica brevemente disponível. |
|
Universidade de Évora
Isabel José Fialho Professora Auxiliar da Universidade de Évora. Tem doutoramento em Ciências da Educação. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). Coordenou o acompanhamento científico do Projeto TurmaMais - Programa Mais Sucesso Escolar e o estudo nacional de avaliação externa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do ensino básico (DGE). É Perita Externa, no programa de Avaliação Externa das Escolas (IGEC) e no acompanhamento de escolas com Programa TEIP. Integrou o grupo de trabalho para o 3.º ciclo da avaliação externa das escolas. |
|
José Ramos Nota biográfica brevemente disponível. |
|
Marília Castro Cid Doutora em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. É diretora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) desde 2013. Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais ligados ao ensino e avaliação de aprendizagens, práticas inclusivas e sucesso académico. |
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Armando Paulo Ferreira Loureiro Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Diretor do Departamento de Educação e Psicologia na mesma Universidade. É membro integrado do CIIE, tem lecionado e investigado, sobretudo, nas áreas da Sociologia da Educação, Educação de Adultos. |
|
Maria João de Carvalho É Doutora em Educação na especialidade de Organização e Administração Escolares. É Professora na Escola de Ciências Humanas e Socias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é Diretora do Doutoramento em Ciências da Educação e Diretora do Mestrado em Ciências da Educação. É investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e Avaliadora Externa de Escolas. É autora de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. |
Aqui serão brevemente adicionados os/as mestrandos/as e doutorandos/as que participarem.