“Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50”

cabecalho
FEED DE NOTÍCIAS

28 de abril de 2020

Cada vez mais envelhecida, classe docente teme regresso às escolas em maio

Artigo do Diário de Notícias discute o envelhecimento dos professores do 3º ciclo e ensino secundário em referência à pandemia COVID-19. De acordo com o texto, o regresso às aulas presenciais exige pensar os riscos que se acrescem aos mais de 7 mil professores que atuam nestes ciclos e já ultrapassaram os 60 anos de idade.


 

9 de fevereiro de 2020

Falta de professores está à porta

Texto do Expresso ressalta o envelhecimento da classe docente em Portugal, referindo a iminência da reforma de mais de 50 mil professores nos próximos dez anos. Reportagem chama a atenção para o facto de que, em algumas escolas, a média de idade dos professores está próxima dos 60 anos.


 

16 de janeiro de 2020

Professores com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

No âmbito da apresentação do Orçamento do Estado (OE) 2020, o Ministério da Educação sugere a possibilidade de professores com mais de 60 anos, se assim o quiserem, poderem deixar de dar aulas, desempenhando outras funções na escola. O cenário é contestado pela Fenprof, segundo a ideia de que o envelhecimento generalizado da classe docente impede tal movimento.


 

25 de novembro de 2019

Até 2030 mais da metade dos professores vão reformar-se

Artigo do EXPRESSO refere estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) que aponta para indicadores de que 57,8% dos atuais professores do ensino público poderão reformar-se até 2030.


 

26 de outubro de 2019

A violência na escola não aumentou, a indisciplina dos alunos e o cansaço dos professores sim

Texto argumenta que apesar do destaque dado a incidentes envolvendo agressões entre alunos e professores nas escolas, a grande questão em causa é o envelhecimento da classe docente e não uma escalada de violência em contexto escolar.


 

23 de setembro de 2019

Não haverá um efeito Benjamin Button: notas sobre o envelhecimento da classe docente

Neste artigo de opinião, o autor defende que o envelhecimento da classe docente envolve desafios imediatos, alguns menos óbvios, mas todos eles com um potencial de dano considerável.


 

11 de setembro de 2019

Preocupación por el envejecimiento del personal docente

Texto analisa o cenário docente espanhol, constatando que em função da crise económica e de acentuados cortes na educação, a classe docente envelheceu para além das recomendações internacionais. A notícia refere que há cada vez menos professores abaixo dos 30 anos nas salas de aula.


 

10 de setembro de 2019

Só 1% dos professores portugueses tem menos de 30 anos. OCDE avisa outra vez para o envelhecimento da classe

Texto do Público ressalta o fenómeno do envelhecimento dos professores em Portugal, a partir dos indicadores revelados pelo relatório Education at a Glance 2019, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). De acordo com o relatório, lê-se na reportagem, Portugal tem a mais baixa percentagem de docentes com menos de 30 anos, em paridade com a Itália. Por outro lado, a proporção de professore com mais de 50 anos não para de aumentar e, atualmente, corresponde a 41% da população docente.


 

10 de setembro de 2019

Sindicato de professores lança campanha para denunciar "envelhecimento" da classe

Reportagem do Jornal de Notícias faz referência à campanha “Tornar atrativa a carreira e rejuvenescer o corpo docente”, uma ação do Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN) que tem o intuito de sensibilizar a sociedade para o envelhecimento do corpo docente e a necessidade de se investir numa revitalização dos quadros escolares.


 

2 de setembro de 2019

Fenprof diz que vem aí “enorme falta de professores qualificados nas escolas

Artigo do Público abriga a discussão sobre uma possível falta de professores qualificados nas escolas portuguesas para breve, em função do envelhecimento da classe docente. No texto, destacam-se falas do secretário-geral da FENPROF, para quem é urgente que o Governo tome medidas para responder ao fenómeno acentuado do envelhecimento dos professores em exercício.


 

16 de agosto de 2019

Colocação de professores: cerca de 34 mil candidatos para 8600 lugares

Nesta reportagem centrada nos resultados dos concursos de colocação de professores, observa-se que cerca de 20 dos 8600 professores contratados que tiveram colocação no último mês de agosto estavam prestes a fazer 60 anos. O texto destaca que dois destes docentes têm mais de 30 anos de exercício profissional a contrato e refere que vários outros contam com uma experiência que varia dos 18 aos 20 anos de lecionação, colocando em evidência situações de precariedade e o fenómeno do envelhecimento do quadro docente português.


 

1 de agosto de 2019

Escolas perderam mais de 400 mil alunos em menos de dez anos

Reportagem do Público destaca os dados do relatório Educação em Números - Portugal 2019, da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), em que se verifica acentuada perda de alunos entre os anos letivos 2008/09 e 2017/18. Outros dados relevantes referem a forte redução do conjunto de professores com menos de 30 anos, em especial, no 3º ciclo e ensino secundário. De acordo com o relatório da DGEEC, nas últimas duas décadas, o número de professores com idade entre 50-59 anos passou de 24.411 para 43.210.



19 de junho de 2019

Ministério da Educação admite envelhecimento da classe docente

A reportagem no portal RTP Notícias refere que o Ministério da Educação compreende que há um ciclo de envelhecimento da classe docente em curso e afirma estar a tomar medidas para inverter esta realidade, embora não se explique quais são estas medidas. O texto destaca os dados da OCDE que apontam para uma idade média de 49 anos para os professores portugueses.


 

19 de junho de 2019

Portugal vai precisar renovar metade da classe docente na próxima década

Esta reportagem do RTP Notícias destaca os resultados do TALIS 2018 em referência ao envelhecimento dos professores portugueses. A matéria refere os dados que abordam o facto de que, em Portugal, os docentes têm uma idade média de 49 anos, o que corresponde a mais cinco anos face à média nos países da OCDE que participam do TALIS. O texto afirma ainda que, segundo o relatório da OCDE, Portugal tem de renovar um em cada dois professores nos próximos dez anos.


 

12 de junho de 2019

Grande reportagem Antena 1: “Quem quer ser professor?

A Grande Reportagem da Antena 1, de autoria de João Torgal e com sonoplastia de Paulo Cavaco, aborda a questão do envelhecimento dos professores, a possível falta de profissionais qualificados num futuro próximo e os desafios contemporâneos da carreira docente. Os repórteres conversaram com professores com mais de 55 anos de uma escola básica de Coimbra e visitaram Instituições de Ensino Superior que fazem formação de professores, onde recolheram depoimentos de investigadores e de alunos de mestrados em ensino.



31 de maio de 2019

Alerta: em menos de uma década teremos falta de professores

A reportagem do Diário de Notícias destaca o não investimento do Governo num processo de renovação geracional da classe docente nas escolas, referindo que em algumas disciplinas como Português, Física ou Química, mais da metade da classe docente está acima dos 50 anos. A matéria avança também que, no próximo ciclo de cinco anos, cerca de dez mil professores devem ir para a reforma, segundo o Ministério das Finanças.

logotipo fpceup logotipo ciie logotipo fct logotipo compete 2020 logotipo portugal 2020 logotipo UE logotipo cied logotipo uminho
COPYRIGHT 2018 © FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO