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Programa Doutoral em Ciências da Educação

Visão global e objetivos

O Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) foi criado em 2007/08 na sequência do processo de Bolonha, e foi concebido tendo em conta não só a experiência existente, mas as recomendações do Quadro Europeu de Qualificações. O programa tem uma estreita ligação com o CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, centro de investigação classificado como Excelente pela FCT em 2019.

A relação entre o PDCE e o ambiente de investigação do CIIE é de extrema importância, conferindo ao PDCE uma dimensão internacional acrescida, fruto da multiplicidade de projetos internacionais em que o CIIE está sistematicamente envolvido. Esta relação permite salientar a relevância e centralidade da investigação em educação no âmbito dos quadros teóricos e metodológicos contemporâneos, no qual, para além de contextos educativos sociais, a agência humana e os seus atores são considerados teoricamente relevantes. A educação é vista como tendo um papel vital nos discursos sociais, políticos e económicos. Existe, também, uma preocupação central sobre a relevância de analisar perspetivas sobre a aprendizagem ao longo da vida, educação para todos, formação profissional, igualdade de oportunidades, educação e inclusão, políticas educativas, identidades profissionais, conhecimento e currículo, juventude e educação e educação de adultos.

A educação é concebida como contribuindo para a revitalização das democracias. As escolas, bem como as instituições de ensino não-formal, para além do seu papel na produção e disseminação do conhecimento, são entendidas como espaços públicos cruciais nos quais os cidadãos partilham perspetivas, práticas, geram opiniões e atitudes. O envolvimento educacional de associações culturais e sociais e instituições não-governamentais é percebido como permitindo o desenvolvimento de uma agenda de inclusão social e de atividades de cunho social, contribuindo para o empoderamento de grupos sociais vulneráveis e para o confronto e questionamento de dicotomias contemporâneas: o universal e o indivíduo; competitividade e igualdade de oportunidades; tradição e modernidade; diferença, diversidade e similaridade.


Acerca do CIIE

O CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas foi fundado em 1988 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto por iniciativa de Stephen R. Stoer. É uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que na avaliação realizada em 2019 atribuiu ao CIIE a classificação de Excelente.

A investigação desenvolvida no quadro do CIIE tem como referencial as problemáticas da educação com ênfase nas dimensões relacionadas com desigualdades e exclusões educativas e sociais, em consonância com os objetivos da União Europeia e do Conselho da Europa no sentido da ‘promoção da equidade, coesão social e cidadania ativa’ e com os da ‘Europa 2020’, orientados para um crescimento sustentável e inclusivo. As atividades regulares de investigação estão organizadas em 9 áreas estratégias: (1) Envolvimento de jovens vulneráveis na educação e formação; (2) Desafios educacionais contemporâneos para migrantes e refugiados; (3) Empoderamento e inclusão através da educação digital e das artes; (4) Cidadania, comunicação e literacia em saúde e bem-estar; (5) Ensino superior, inovação e diversidade; (6) Educação comunitária, participação e mudança social; (7) Formação, equidade e profissão docente; (8) Avaliação e políticas públicas em educação; (9) Gestão pedagógica e participação democrática. O funcionamento quotidiano do CIIE assenta, em larga medida, em diversas CoPin (comunidades de prática de investigação): pequenos grupos, organizados por temas, nos quais investigadores e estudantes de pós-graduação se reúnem para apresentar e discutir a investigação que desenvolvem. Todas as CoPin incluem uma dimensão de mentoria.

São vários os projetos de investigação financiados em curso no Centro, alguns com forte cooperação e financiamento internacionais (entre 2015 e 2018, o CIIE atraiu financiamento europeu no valor de 1,8 milhões de euros). Estes projetos centram-se, entre outros temas, na inovação curricular e pedagógica, avaliação educacional e institucional, formação de profissionais da ação e desenvolvimento humano, surdez e culturas, educação para a saúde ou da análise de políticas educativas e sociais. O CIIE tem sido também reconhecido pelo seu amplo envolvimento em projetos de investigação científica focalizados em questões de educação inter e multicultural, estudos de género e minorias étnicas e de património educativo e cultural.

Estuturas de Governação

Comissão de acompanhamento

Comissão de assessoria

Contactos

Serviço de Pós-graduações

spg@fpce.up.pt

Diretor de Curso

Tiago Neves
tiago@fpce.up.pt