Oradores convidados
Fátima Vieira é Vice-Reitora da Universidade do Porto, com o pelouro da Cultura, Museus e Editora, e Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde leciona desde 1986. Foi Presidente da Utopian Studies Society / Europe entre 2006 e 2016, tendo sido galardoada com o Larry E. Hough Distinguished Service Award, instituído pela associação americana e canadiana Society for Utopian Studies. É coordenadora do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, onde lidera a linha de investigação Mapping Dreams. É ainda coordenadora do Projeto Alimentopia, financiado pela FCT, e acolhido conjuntamente pelo CETAPS e pelo ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É Visiting Professor da Universidade de Ferrara, onde leciona num programa doutoral internacional sobre sustentabilidade e bem-estar, e docente no programa doutoral europeu MOVES – Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges.
Agostinho Dias de Sousa Ribeiro é professor jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Licenciado pela Universidade de Lovaina (Bélgica) em Ciências da Educação, fez na mesma universidade um doutoramento em Psicologia da Educação com uma tese sobre criatividade. É também titular de um diploma de psicoterapeuta pelo Instituto de Psicoterapia de Paris. Os primeiros anos de sua atividade profissional repartiram-se entre o exercício da psicologia clínica, nomeadamente na área da saúde mental, e a docência de Psicologia na formação de educadores de infância e de assistentes sociais. Os últimos 25 anos foram dedicados ao ensino universitário, primeiro na Universidade do Minho e depois na Universidade do Porto, tendo regido, entre outras, as disciplinas Psicologia da Educação, Comunicação e Relação Humana, Psicologia do Corpo e Comunicação Corporal. Para além de numerosas comunicações e artigos publicados sobre temas de educação e de criatividade, é autor dos livros A Escola Pode Esperar: Textos de Intervenção sobre Educação de Infância (2002), O Corpo que Somos: Aparência, Sensualidade e Comunicação (2003; 2ª edição 2005) e O Mistério da Criatividade: Teorias e Práticas Criativas nas Ciências e nas Artes, na Vida Quotidiana e na Educação (2018).
Luís Fernandes é professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde também integra o Centro de Ciências do Comportamento Desviante (CCCD) na condição de investigador. De entre seus trabalhos, destacam-se O sítio das drogas (1998), Escrita perecível (2005) e Conhecimento de si na sociedade do conhecimento: cinco textos inquietos (2017). Em 2014, foi distinguido com o Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto relativo a 2013. Tem também diversas publicações literárias de prosa e poesia, meio artístico onde responde pelo nome de João Habitualmente.
Marciano Cunha é professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde leciona disciplinas na área de Gestão de Pessoas. É coordenador do Núcleo de Empregabilidade e Oportunidade (NEO) e foi o idealizador da Rádio WEB Escola de Negócios. Especialista na área de treinamento e desenvolvimento pessoal e gerencial, tem pós-doutoramento em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e concluiu o doutoramento em História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Consulte aqui o programa final.