Projetos

DOUTORAMENTOS

Louise Lima
O ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas - Intencionalidades, ações e reflexões dos docentes
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas; Ação docente; Reflexão pedagógica; Formação de Professores.
Objetivo de investigação: Compreender como se desenvolve a ação docente no decorrer do processo de construção de aprendizagens significativas com alunos do Ensino Básico numa aula de matemática orientada pela Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas.
Defendido em 20 de julho de 2020.
Link: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/128008

Daniela Ferreira
A escola pública portuguesa: as crianças em acolhimento residencial e os caminhos da inclusão
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: inclusão; crianças em acolhimento residencial; ação pedagógica; escola.
Objetivo de investigação: Contribuir para a reflexão dos professores sobre a sua ação profissional com crianças em acolhimento residencial, procurando que dela possa resultar a inclusão e o sucesso escolar por via da discriminação positiva da diferença.
Projeto financiado, defendido em 4 de janeiro de 2021.
Link: https://hdl.handle.net/10216/132318

Ana Teresa Mendonça
A transformação das práticas profissionais docentes tendo como referência a Metodologia Telessalatm: um estudo de caso de professores que trabalharam no Programa Autonomia entre 2009 e 2015
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: transformação das práticas profissionais docentes; Metodologia TelessalaTM; Programa Autonomia; professor enquanto profissional reflexivo
Objetivo de investigação:  Analisar as transformações nas práticas docentes de professores que trabalharam no Programa Autonomia – uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Brasil, que visava a aceleração de estudos para a conclusão da Educação Básica de alunos em defasagem idade-série – entre 2009 e 2015, tendo como referência a Metodologia TelessalaTM.
Projeto defendido em 29 de julho de 2021.
Link: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/135821

Maria João Pereira
Quem conta um conto, acrescenta o seu conto: Uma análise do contributo da educação literária enquanto ferramenta pedagógica através de uma experiência de formação de professores
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Coorientação: Professora Doutora Luísa Malato
Palavras-chave: Educação Literária; Ação Docente; Formação de Professores; Reflexão Pedagógica
Objetivo de investigação: Pretende-se com este estudo possibilitar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas de apropriação e dinamização da leitura, onde a educação literária possa ser entendida como um instrumento pedagógico essencial na construção de um conhecimento pessoal e cultural mais abrangente dos alunos e dos professores.
Projeto financiado, defendido em 10 de setembro de 2021.
Link: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/136406

Alberto Tchissonde
Conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores relacionados com a área da biologia - contributo para uma reflexão curricular e pedagógica
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Palavras-chave: Formação, professores; Currículo; Literacia Científica.
Objetivo de investigação: Analisar e refletir sobre as conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores, responsáveis pela lecionação de disciplinas nucleares da área de Biologia, num curso de formação inicial de professores, em Angola.
Projeto financiado, defendido em 14 de janeiro de 2022.
Link: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/139887

Marina Barros
Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Entre o Dizer e o Fazer
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Coorientação: Professora Doutora Clara Vasconcelos
Palavras-chave: Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS); Ensino das Ciências; Literacia Científica; Desenvolvimento Sustentável; Cidadania.
Objetivo de investigação: Contribuir para o processo de construção de um referencial curricular e pedagógico onde o Desenvolvimento Sustentável seja um domínio a incluir nas Ciências Naturais do 3o Ciclo do Ensino Básico, de forma a promover o desenvolvimento da literacia científica dos alunos.
Projeto financiado em desenvolvimento

Cibelle Toledo
Equidade e PISA: discursos e políticas educativas em Portugal
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Coorientação: Professor Doutor Gil Nata
Palavras-chave: Equidade; PISA; políticas educativas; media
Objetivo de investigação: Analisar legislação e orientações nacionais, bem como os documentos reguladores produzidos para mapear integralmente as políticas de equidade implementadas no contexto educativo português nos últimos 20 anos e compreender como a relação entre o PISA e a equidade são entendidos e (re)interpretados pelos media (regulares e sociais). O presente projeto de doutoramento está sendo realizado no âmbito do Projeto Equidade Educativa Através do PISA: Resultados e Discursos (Equity&PISA), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.ª PTDC/CED-EDG/2124/2020). 
Projeto financiado em desenvolvimento

Ana Carvalho
Concetualização da política de Educação Inclusiva e análise desse processo de apropriação e (re)interpretação pelos diferentes atores
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Coorientação: Professora Doutora Amélia Veiga
Palavras-chave: educação inclusiva, políticas educativas, Ciclo de Políticas
Objetivo de investigação: Identificar influências globais, internacionais, nacionais e locais que afetaram a colocação de política de educação inclusiva na agenda, refletindo como se relacionam, legitimam e retroalimentam; e compreender como os atores institucionais recebem e traduzem os textos e como esta tradução se constitui num elemento da política.  A investigação tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento da análise do processo de construção de políticas educativas, estudando-se o papel das/dos atores institucionais na definição das políticas e a relação entre a apropriação da política e a produção de práticas promotoras da democratização da escola e da inclusão social, indo ao encontro do Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Esta investigação é apoiada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref: 2020.05522.BD).
Projeto financiado em desenvolvimento

Célia Rocha
Tecnologias Educativas Gamificadas: impacto na aprendizagem e na profissionalidade docente
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Coorientação: Professor Doutor Pedro Ferreira
Palavras-chave: Pedagogia, Ensino/aprendizagem, autonomia, Motivação, Gamificação 
Objetivo de investigação: O uso da gamificação, enquanto instrumento de ensino e aprendizagem, pode contribuir para a transformar o modelo persistente de escola instrucionista. Falta compreender como funciona, de forma situada, e de que forma pode ser apropriada para repensar e mudar práticas pedagógicas tradicionais. Esta investigação pretende explorar benefícios e constrangimentos da gamificação e qual a sua influência na relação pedagógica.
Projeto financiado em desenvolvimento

Isabel Amorim
Mobilidade Jovem e Experiência
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Juventude, Mobilidade; Experiência; Comunicação; Conhecimento, ERASMUS+;
Objetivo de investigação:  Entender o fenómeno da mobilidade jovem, enquanto experiência, no seu sentido etimológico: “ex” (fora), “peri” (perímetro, limite) e “entia” (ação de aprender ou conhecer). Nesse sentido, pretende-se aprofundar conhecimentos sobre as implicações da mobilidade ao nível do conhecimento, da comunicação, da participação e autonomia dos jovens envolvidos.

Projeto em desenvolvimento

DOUTORAMENTOS SANDUÍCHES

Juliana Fernandes Junges Cararo
A colaboração entre professores no processo educativo da representação gráfica na arquitetura com base no pensamento complexo e na visão transdisciplinar
Orientação: Professora Doutora Marilda Aparecida Behrens
Palavras-chave: Pensamento complexo. Transdisciplinaridade. Metodologias ativas. Representação gráfica. Colaboração. Teoria fundamentada.
Objetivo de investigação: Analisar os construtos e saberes que caracterizam o pensamento complexo, a visão transdisciplinar e o processo colaborativo entre professores como subsídios epistemológicos na docência da disciplina Representação Gráfica no curso de Arquitetura.
Estágio de investigação concluído em fevereiro de 2020.

Clóvis Brito
Metodologias ativas e o movimento da escola moderna portuguesa
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Palavras-chave: Movimento da escola moderna portuguesa; metodologias ativas; Sérgio Niza.
Objetivo de investigação: Identificar alguns aspectos que diferenciam a utilização de práticas inovadoras, que se enquadram dentro das metodologias ativas (MA), na prática pedagógica dos professores ligados ao Movimento da Escola Moderna Portuguesa (MEM) ao serem comparados a outros docentes, especificamente professores do Brasil.
Estágio de investigação concluído em novembro de 2019.

Sandra Freitas de Souza
O trabalho docente com estudantes com deficiência em cursos técnicos de nível médio
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Orientação: Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Palavras-chave: Trabalho docente. Estudantes com deficiência. Formação de professores. Cursos técnicos de nível médio/secundário.
Objetivo de investigação: O estudo versa sobre a atuação dos professores da Educação Profissional, de Ensino Médio, com pessoas com deficiência. O interesse por esta pesquisa consubstanciou-se em verificar como esses docentes vêm desenvolvendo as atividades pedagógicas diferenciadas, em suas aulas, na perspectiva da Educação Inclusiva e como têm se dado suas formações para a realização desse trabalho, que objetiva a inserção dos estudantes no mundo laboral.
Projeto defendido em 29 de novembro de 2019

Isa Regina Santos dos Anjos
Educação Especial e Educação Inclusiva: a quem será que se destina?
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Deficiência. Aprendizagem. 
Objetivo de investigação: Analisar como ocorria a educação oferecida às crianças com deficiência em escolas públicas de Portugal, sobre o processo de escolarização e as oportunidades engendradas no cotidiano escolar que propiciavam o desenvolvimento de métodos e técnicas pedagógicas que viabilizassem nos alunos o desenvolvimento de habilidades específicas e a partir daí foi realizado um estudo comparativo com escolas no Brasil.
Projeto defendido em 28 de fevereiro de 2018.

Angélica Lima
CLASSE HOSPITALAR: do território ao lugar em tempos e espaços educacionais
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Orientação: Professora Doutora Rosário Genta Lugli
Palavras-chave: Classe Hospitalar. Escolarização hospitalar. Território. Lugar.
Objetivo de investigação: Buscamos entender o desenvolvimento dos relacionamentos das professoras com e no ambiente; e ainda se o espaço e as condições diferenciadas desse ambiente modificavam a sua prática, partindo do deslocamento espacial e relacional que aconteceu ao sair da escola e fazer o trabalho docente no hospital. O objetivo principal foi descobrir se a partir dessa saída (que recebe o nome de desterritorialização) desses sujeitos, criava-se um lugar – a Classe Hospitalar.
Projeto defendido em 30 de agosto de 2018.

María Cristina Iglesias Barco
Insucesso e abandono escolar precoce: una perspetiva etnográfica e comparada
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: insucesso e abandono escolar precoce; etnografia; história de vida.
Objetivo de investigação: Esta investigação aborda a questão do fracasso e abandono escolar a partir de uma abordagem principalmente qualitativa, baseada no relato biográfico. A premissa da qual começo é que o insucesso escolar é um processo gradual experimentado por indivíduos específicos que podem "fornecer pistas valiosas" (Carretero et al., 2013) à sua interpretação. Esta outra perspetiva afastar-me-á das explicações reducionistas que culpam o indivíduo ou as suas famílias pela sua desistência (Del Olmo & Mata-Benito, 2016).

Projeto em desenvolvimento

PÓS-DOUTORAMENTOS

Luciano Gamez
Coreografias didáticas e institucionais em cenários de educação digital: ensaio crítico-reflexivo em tempos de crise epidemiológica e isolamento social
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Palavras-chave: Coreografias Didáticas; Educação a Distância; Ensino Remoto Emergencial; Covid 19.
Objetivo de investigação: Provocar reflexões sobre a emergência da cultura digital, que não ficou restrita apenas ao contexto educacional, mas estendeu-se também a diversos outros setores, alterando significativamente as formas de relacionamento e convivência social entre todos, o contexto de trabalho e prática profissional, enfim, as relações entre cultura, educação e sociedade, que é evidenciada. Tendo esse contexto como pano de fundo, a investigação focou-se sobre a necessidade de considerar os diversos contextos e as condições em que se produzem culturalmente os processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias, e procurou responder ao problema sobre o que os docentes podem fazer, no âmbito da educação digital, do ensino remoto, e também da Educação a Distância e e-learning, para que os alunos tenham acesso às melhores aprendizagens, considerando que sejam significativas, críticas e transformadoras.
Estágio de investigação concluído em fevereiro de 2020.

Angélica Lima
Estudos Em Período Pandêmico No Pós-Doutorado
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Ensino escolar em diferentes contextos; Desafios e atualidade da escola; Resiliência no confinamento. 
Objetivo de investigação: Investigar os contributos e desafios do ensino escolar em diferentes contextos, especialmente a Educação Hospitalar e domiciliar durante o período da pandemia e pós-pandemia.
Projeto em desenvolvimento

Maria Fernanda Gouveia
Avaliação das Aprendizagens no Contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular: Clarificação Concetual e Metodológica.
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens; Autonomia e Flexibilidade Curricular; Ensino; Aprendizagem; Clarificação concetual; Metodologias.
Objetivo de investigação: Compreender como é que os professores de cinco escolas públicas de 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira (RAM), que se disponibilizaram a participar no Projeto-Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), no ano letivo 2017-2018, interiorizaram os novos princípios pedagógicos e os associaram à avaliação das aprendizagens, entendida como uma componente pedagógica indissociável dos processos metodológicos. Para além desta reconceptualização da ação pedagógica, foi nosso propósito perceber se ocorreram mudanças nas práticas de avaliação utilizadas e quais os fundamentos que as justificaram, no contexto de uma nova realidade escolar, numa primeira fase, plasmada pelo Despacho n.º 5908/2017 e em 6 de julho de 2018, pelo Decreto-Lei n.º 55/2018.
Projeto defendido em março de 2022.

Gorete Pereira
Ambientes de Aprendizagem Emergentes dos Processos de Autonomia e Flexibilidade Curricular: Percursos de Inovação Pedagógica?
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Ambientes de Aprendizagem Emergentes; Autonomia e Flexibilidade Curricular; Escola; Aprendizes; Currículo.
Objetivo de investigação: Estudar os ambientes de aprendizagem emergentes dos processos de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) de cinco escolas públicas de 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira (RAM), que numa primeira fase integraram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), desenvolvido enquanto projeto-piloto no ano letivo 2017-2018.
Projeto defendido em 30 de setembro de 2021.

Nuno Fraga
Lideranças pedagógicas em contextos emergentes de autonomia e flexibilidade curricular. Uma narrativa no campo da Administração Educacional.
Orientação: Professora Doutora Ariana Cosme
Palavras-chave: Lideranças pedagógicas; Autonomia e flexibilidade curricular; Autonomia de escola; Administração educacional; Escola democrática.
Objetivo de investigação: Analisar o macro, meso e micro discursos da política educativa relativamente às dimensões da autonomia e flexibilidade curriculares, compreendendo na narrativa das escolas e a partir da voz das lideranças pedagógicas (diretores de escola e professores titulares), a apropriação pela escola do discurso da política educativa associado ao Despacho n.º 5908/2017 e ao Decreto-Lei n.º 55/2018. O estudo também pretendeu colocar igualmente no centro da análise as estratégias de liderança e o seu valor acrescentado no empoderamento dos agentes educativos e das escolas, a partir dos domínios da autonomia decretada e da autonomia construída.
Projeto defendido em 3 de novembro de 2021.

Romilda Teodora Ens
Políticas Educacionais e Representações Sociais: Análise Integrativa de Produção Bibliográfica dos Pesquisadores do CIERS-Ed (2006-2015)
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Formação de Professores; Representações Sociais; Pesquisa do tipo Estado da Arte; Revisão Sistemática.
Objetivo de investigação: A fim de refletir sobre políticas educacionais e sua interface com a Teoria da Representações Sociais, no contexto da formação de professores no Brasil, como pesquisadora Associada ao CIERS-Ed e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente, da Fundação Carlos Chagas, Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais – POFORS”, da PUCPR, propusemo-nos a realizar um balanço das produções dos membros do CIERS-ed de 2006 a 2015 (artigos), visando examinar que proposições emergem para o campo das políticas educacionais e das representações sociais, com ênfase na formação de professores.

Projeto defendido em junho de 2018.

MESTRADO

Amanda Dihl Moraes
A Construção de Sentidos para a Profissão Docente
Orientação: Professor Doutor Rui Trindade
Palavras-chave: docentes reformados; identidades profissionais docentes; ação profissional dos docentes.
Objetivo de investigação: Identificar, interpelar e analisar o modo como docentes reformados, com percursos profissionais gratificantes, foram construindo significados e atribuindo sentidos ao seu trabalho como docentes. Tratou-se de um objetivo que teve de ser visto como um contributo para uma reflexão mais ampla sobre as condições e as circunstâncias que potenciam e favorecem o bem estar profissional dos professores.
Projeto defendido em 18 de dezembro de 2018.

Link: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118286