Interesses

O EIP foca-se no estudo de processos de ensino-aprendizagem, diferenciação pedagógica, inovação e formação de professores, sendo a relação entre professor-aluno-conhecimento uma preocupação transversal a todas as investigações. Este grupo organiza os seus projetos de investigação e intervenção em três grandes entradas: (i) processos de inovação de ensino-aprendizagem-avaliação; (ii) relação entre os diferentes intervenientes educativos e a escola; e (iii) organização do trabalho pedagógico.

Sintetizamos no esquema que se segue os principais conceitos mobilizados e orientadores que sustentam os diferentes projetos e que nos permitem refletir e procurar responder às problemáticas sociais e educacionais que emergem no campo do Ensino e Inovação Pedagógica.

O desenvolvimento dos diferentes projetos de investigação e intervenção encontram-se sob a alçada de diferentes desenhos metodológicos, integrando uma pluralidade de métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados que se adaptam aos diferentes temas, contextos e inquietações. É importante referir que a preocupação das investigadoras e investigadores que constituem o EIP assenta numa atitude de reflexibilidade teórico-prática. Na mesma linha, a reflexão epistemológica e metodológica que atravessa o EIP e as suas indagações tem como eixo estruturante as Ciências da Educação.