english version Regressar à página inicial do site Reconciliar

Bem-vindo ao projeto ADAPT

Como é tornar-se mãe e pai em diferentes países?

 

O que é o estudo ADAPT?

O “ADAPT — Pais em Equipa: Aprender a coparentalidade” é um estudo que pretende analisar o modo como novos pais pensam acerca da parentalidade. Este estudo está inserido num estudo internacional designado “COPAGLOBA: Aprender a coparentalidade” que conta com participantes de Portugal, Finlândia, Austrália e Japão.


Objetivo:

A decisão de ter filhos é uma decisão cada vez mais ponderada e caraterizada por grandes incertezas. Deste modo gostaríamos de compreender as razões que vos levaram a decidir ter um filho, quais os fatores que julgam poderão ajudar ou dificultar a vossa vida pessoal, familiar e profissional, após o nascimento do filho, e quais os apoios que os recém pais esperam vir a receber ou que consideram importantes para esta nova fase de vida.


Quem procuramos?

Pais que estejam à espera do primeiro filho e se encontrem no terceiro trimestre da gravidez.


Em que consiste a participação?

Preenchimento de um questionário por ambos os membros do casal, individualmente. Link do questionário: https://cutt.ly/LvOObm5

A colaboração é voluntária e anónima e os dados dos participantes e das instituições serão tratados de forma confidencial. O participante pode, em qualquer momento, cessar a participação no estudo.


Recompensa:

No final da recolha de dados que se prevê ocorrer até Setembro de 2021, será sorteado um Cartão Oferta, no valor de 250€, entregue a um dos casais participantes.

Condições de participação no sorteio:

Para participar neste sorteio, ambos os elementos do casal deverão preencher o questionário individualmente e um deles deverá fornecer o seu e-mail. Este será apenas utilizado para os efeitos do sorteio e posterior contacto para serem acertados os detalhes de envio.


Porque deve participar?

Ao participar neste estudo está a tomar parte de um projeto de investigação internacional. Este estudo produzirá informação sobre o bem-estar das famílias com o primeiro filho e sobre os fatores que promovem ou enfraquecem a cooperação entre os pais.

Os resultados deste estudo irão permitir compreender o modo como a parentalidade é vivida nos dias de hoje e quais as necessidades de apoio dos recém pais.


Potenciais custos/riscos da participação no estudo:

A participação neste estudo não engloba qualquer risco acrescido para além do tempo gasto no preenchimento do questionário. Algumas questões poderão suscitar emoções mais desagradáveis para alguns participantes, no entanto, todos os materiais foram desenvolvidos para minimizar esses potenciais efeitos.


Devolução dos resultados e Reconhecimento dos Participantes:

O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética da FPCEUP (Parecer 2020/02-4). Pretende-se divulgar os resultados do estudo através de teses de mestrado, publicações cientificas e apresentações em congressos, bem como através de um relatório síntese dos resultados.

Todos os resultados serão reportados garantindo o anonimato dos participantes.


Vídeo promocional do projeto: