PUBLICAÇÕES Magalhães, Maria-José; Iglesias, Camila; Teixeira, Ana Margarida; Beires, Ana Filipa; Guerreiro, Ana; Pontedeira, Cátia; Martelo, Vilma e Rodrigues, Raquel (2020) On the frontline: Developing Bystanders' Responses to Sexual Harassment Among Young People, Discovery Society, February 05, 2020, DS 77. O Projeto Bystanders constitui-se como projeto pioneiro na prevenção do assédio sexual com pessoas espectadoras ou testemunhas desta forma de violência de género. Desenvolveu um Programa de intervenção implementado em 4 países (Portugal, Malta, Reino Unido e Eslovénia) designado "Speak Up/Speak Out", considerado pelas/os participantes como "inovador no que diz respeito a intervenções preventivas do assédio sexual, sobre o qual tem havido pouco debate e pouca intervenção" (Dhaliwal & Kelly, 2019: 4). Neste artigo, apresentam-se os principais resultados da implementação do Programa em escolas secundárias dos 4 países participantes, alertando para a necessidade de alargar a intervenção preventiva nas escolas contra o assédio sexual. Plano colaborativo futuro da Equipa International [ Plano de colaboração – PT ] Artigo de comparação da intervenção entre os vários países onde o projeto teve intervenção Após uma reflexão conjunta dos resultados de implementação em cada país, procurou-se estabelecer aproximações, diferenças e pontes na intervenção entre os 4 países envolvidos (Portugal, Malta, Reino Unido e Eslovénia). Este artigo é uma reflexão das comparações possíveis e principais reflexões a retirar sobre este projeto. Dhaliwal S. & Kelly, L. (2018). Speak Up/ Out – Comparative paper. Bystanders Project Este artigo teve a colaboração de todas as equipas do projeto.Relatório Técnico do Projeto Magalhães, Maria José e Pontedeira (2017) Relatório Final, Projeto Bystanders [ Final report Bystanders – PT ] Programa de Intervenção Speak Up/ Speak: Prevenção do Assédio Sexual em contexto escolar – Plano de Atividades e guião para as sessões O presente manual designado Prevenção do Assédio Sexual em contexto escolar – Plano de Atividades e guião para as sessões inclui as aprendizagens do Projeto Bystanders, bem como disponibiliza os recursos para a sua replicação. [ Manual Bystanders PT ] Magalhães, Maria José; Pontedeira, Cátia; Guerreiro, Ana; Felgueiras, Raquel; Teixeira, Ana Margarida; Iglesias, Camila; Martelo, Vilma (2018). Programa de Intervenção Speak Up/ Speak: Prevenção do Assédio Sexual em contexto escolar – Plano de Atividades e guião para as sessões. Porto: Bystanders. Relatórios de implementação dos países [ Relatório Implementação Portugal ] Magalhães, Maria José; Pontedeira, Cátia; Iglesias, Camila; Martelo, Vilma; Guerreiro, Ana; Felgueiras, Raquel; Teixeira, Margarida com a colaboração de Ana Filipa Beires, (2018). Relatório português sobre a implementação do Projeto Bystanders. Bystanders. Outras versões de países: Análise dos Focus Group realizados no âmbito do Projeto Bystanders Após uma contextualização sobre o assédio sexual e suas dinâmicas em cada país, tornou-se necessário desenhar um projeto de prevenção que se adequasse às necessidades dos/as jovens. Assim, desenvolveram-se vários grupos de discussão focalizada para compreender: o que é o assédio sexual para os/as jovens, quem são os/as assediadores/as e as vítimas, o que fazem e podem fazer os bystanders, e quais as barreiras à sua intervenção. [ Análise dos Focus Group Portugal ] Magalhães, Maria José; Guerreiro, Ana; Pontedeira, Cátia; Felgueiras, Raquel; Silva, Vera (2017). Focus Group Analysis Portugal. Bystanders. Outras versões de países: Relatório Intermédio do Projeto Bystanders Magalhães, Maria José e Pontedeira (2017) Relatório Intermédio, Projeto Bystanders [ Interim report Bystanders – PT ] Assédio Sexual: contextualização em Portugal O presente trabalho constitui-se numa investigação aprofundada sobre o assédio sexual (AS) em Portugal. Foi dividido em três pontos principais: 1. O assédio sexual enquanto uma questão pública; 2. O sistema educativo português e 3. O Assédio Sexual nas escolas. Magalhães, Maria José; Guerreiro, Ana; Pontedeira, Cátia; Felgueiras, Raquel; Silva, Vera (2017). Trabalho de investigação sobre o Projeto Bystanders - Portugal. Bystanders. Outras versões de países: Revisão da Literatura do Projeto Bystanders sobre Assédio Sexual Magalhães, Maria-José et al (2017) Literature Review on Bystanders Against Sexual Harassment, Projeto Bystanders. A revisão da literatura sobre programas de prevenção primária foi realizada para esclarecer sobre o desenvolvimento de um programa de bystanders para estudantes do ensino secundário e docentes. Magalhães, Maria José; Sharp – Jeffs, Nicola; Pontedeira, Cátia; Guerreiro, Ana; Kelly, Liz; Felgueiras, Raquel; Silva, Vera (2017). Revisão da Literatura do Projeto Bystanders sobre Assédio Sexual. Bystanders.Artigo sobre perceção dos/as jovens sobre o assédio sexual Com base nos grupos de discussão focalizada realizados no Projeto Bystanders, a equipa portuguesa publicou um artigo na revista da Sociedade Portuguesa de Psicologia e Psiquiatria da Justiça sobre as Perceção dos/as jovens portugueses/as sobre o assédio sexual. Magalhães, Maria José; Guerreiro, Ana; Pontedeira, Cátia; Felgueiras, Raquel; Teixeira, Margarida (2019). Perceção dos/as jovens portugueses/as sobre o assédio sexual. Psiquiatria, Psicologia e Justiça, nº15, pp. 1-32.Magalhães, Maria José; Guerreiro, Ana; Pontedeira, Cátia; Felgueiras, Raquel & Silva, Vera (2017). Background Research of Sexual Harassment in Portugal. Bytsanders. Morais, T.; Múrias, C. & Magalhães, M. J. (2014). Assédio sexual no trabalho: uma reflexão a partir de ordenamentos jurídicos. International Journal on Working Conditions, No.7, June 2014 Magalhães, M. J. et al. (2012). Relatório Final Projeto Rota dos Feminismos contra o Assédio Sexual nos Espaços Públicos, na Rua e no Trabalho. UMAR.
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