PROGRAMA DA DISCIPLINA
Ano
lectivo de 2006/2007
Considerações gerais
Âmbito e importância da disciplina inserida no curso de Psicologia e Ciências da Educação. Conceito de “doença psíquica”. Principais perspectivas de abordagem das doenças psíquicas.
Nosografia e etiologia psiquiátricas
Sintoma, síndrome e doença. Classificação etiológica. Outras classificações.
Bases filosóficas para a compreensão da psicopatologia
As filosofias da existência (noções básicas)
Fenomenologia e antropologia
Bases para uma abordagem compreensiva do homem em situação de sofrimento. A personalidade na saúde e na doença. O “encontro” existencial. O ansiar; o deprimir; o simbolizar; o reflectir; o imaginar; o fantasiar; o sonhar.
Psicopatologia geral
Psicopatologia afectiva
Emoção, sentimento e paixão. Ansiedade e angústia. Angústia existencial. Comportamento distímico. Ambivalência, anestesia, rigidez, labilidade, incontinência e inadequação afectivas. Variações do humor (normal e anormal). Mania e depressão.
Psicopatologia da senso-percepção
Fisiologia e fisiopatologia da senso-percepção. Perturbações sensoriais: na intensidade, na qualidade, na forma e no tamanho. Ilusões, alucinações, alucinoses.
Psicopatologia da memória
Revisão da neurofisiologia dos processos mnésicos. Perturbações da memória: amnésias sensório-motoras (agnosias, apraxias); amnésias sociais (de fixação, de evocação); “delírios” da memória (confabulação, ecmnésia, paramnésia).
Psicopatologia da consciência
Sectores de função. Alterações qualitativas da consciência. Alterações quantitativas da consciência. Perturbações ao nível da consciência do próprio eu. Fenomenologia da consciência.
Psicopatologia do pensamento
A linguagem como forma de expressão do pensamento. Psicopatologia do pensamento quanto ao curso e quanto à construção. Os delírios. Análise fenomenológica.
Psicopatologia da linguagem
As condutas expressivas e simbólicas. Comunicação verbal e não verbal. A impressão e a expressão. Afasias. Transtornos fonéticos. Transtornos da fala. Incompreensibilidade da linguagem.
Psicopatologia da actividade motora
Estudo do movimento na perturbação psíquica. Abordagem neurológica e abordagem psicológica. Perturbações da motilidade. Perturbações psicológicas do movimento. Perturbações motoras.
Psicopatologia da iniciativa
Actividade básica e espontaneidade. Aspectos anatómicos e fisiológicos. Psicopatologia formal descritiva da iniciativa. Anomalias da iniciativa.
Psicopatologia especial
Oligofrenia
Conceito de inteligência. As diversas causas. Os testes de inteligência. O ciclo vital. Classificação clínica. Incidência. Curva da inteligência. O problema social das oligofrenias. Prevenção Tratamento.
Epilepsia
Conceito actual. Revisão da história da epilepsia desde a antiguidade. Factores desencadeantes. Classificação clínica e classificação internacional. Formas especiais de epilepsia. Perturbações mentais na epilepsia. Diagnóstico diferencial com outras doenças. Tratamento.
Psicoses sintomáticas
Conceito. Patogenia. Incidência. Síndromes mais comuns nas psicoses sintomáticas. Doenças que mais frequentemente causam psicoses sintomáticas. Tratamento.
Psicoses tóxicas
Toxicodependências. A definição segundo a O.M.S. Tolerância e dependência. Síndrome de abstinência. Riscos médicos e sociais. Estudo das diferentes drogas geradoras da intoxicação e da dependência. Os factores ambientais. A família e a sociedade. As diversas perspectivas de tratamento.
Alcoolismo
Aspectos epidemiológicos. O alcoolismo numa perspectiva de saúde pública. Metabolização do álcool. Clínica do alcoolismo. Tratamento. Profilaxia.
Esquizofrenias
Conceito. Incidência. Etiologia. Desencadeamento. Psicopatologia: distúrbios do pensamento, das emoções, da vontade, sintomas catatónicos, delírios primários. Alucinações. O “processo” esquizofrénico e o problema das esquizofrenias “reactivas” e “sintomáticas”. A linguagem de Jaspers: “Processo”, “reacção” e “desenvolvimento”. Formas clínicas: a esquizofrenia simples, hebefrénica, paranoide e catatónica; parafrenia e paranóia. O mundo esquizofrénico visto por Conrad. Classificação dinâmico-estrutural: esquizofrenia pseudo-neurótica, afectiva e alucinatório-delirante. Diagnóstico e diagnóstico diferencial com outras patologias. Evolução, prognóstico e tratamento.
Tumores cerebrais
Sintomatologia variada de acordo com a área cerebral afectada.
Perturbações afectivas
Conceito. A depressão como síndrome. Tristeza e depressão. Depressão endógena. Depressão involutiva. Perturbações afectivas leves. Equivalentes afectivos. Reacções vivenciais anormais depressivas. O síndrome maníaco. Tratamento.
Neuroses e reacções vivenciais
Ansiedade e neurose. Ansiedade normal e patológica. Reacção vivencial normal e anormal. Conceito de neurose. Incidência. Etiopatogenia. Classificação das neuroses. Estudo clínico das diversas neuroses. Diagnóstico e diagnóstico diferencial. Evolução dos diferentes síndromes neuróticos. Breve referência a alguns modelos psicoterapêuticos.
Doenças psicossomáticas
Conceito. Mecanismos fisiopatogénicos. Doenças psicofisiológicas mais frequentes.
Psicopatias
Conceito. Classificação das personalidades psicopáticas segundo Kurt Schneider e segundo a O.M.S. Hipóteses etiopatogénicas. Prevenção. Prognóstico.
Terapêutica psiquiátrica
Terapêuticas físicas, biológicas, farmacológicas e psicológicas.
Demências
Conceito. Processo demencial e estado demencial. Incidência. Factores predisponentes. Demências primitivas, secundárias e intermédias. Sintomatologia. Demências senis e pré-senis (Pick, Alzheimer, Creutzfeld - Jacob). Prevenção. Tratamento.
A Incomunicação e a Solidão
Sociedade e incomunicação. O homem e a incomunicação. Comunicação e protesto. A solidão construída. A solidão do nosso tempo.
Fenomenologia do amor e do pudor
O amor e o pudor. Antropologia da sexualidade. A fenomenologia do encontro. |