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Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

Apresentação do projeto


Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas (DigP-SEM) (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (refª NORTE-01-0145-FEDER-029069)

A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade.

A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015) e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE). As plataformas digitais (PD) como o email, moodle, internet, entre outros, tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância deste projeto.

O DigP-SEM tem como objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.

O projeto integra investigadores de 6 instituições de ensino superior (FPCEUP; UTAD; Universidade de Coimbra; Instituto da Educação da Universidade de Lisboa; Universidade de Évora; Universidade do Algarve), com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD.

Pretende-se, assim, produzir uma “radiografia” à escala nacional que sustente recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para a melhoria da gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num projeto educativo, que corporize princípios de uma “cidade educadora” (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.