Apresentação Conceitos principais Programas de intervenção Desenvolvimento da Literacia em idade pré-escolar Desenvolvimento da Literacia ao longo do 1º ciclo Principais resultados Produtos Links Equipa (contactos) Financiamento
 

Módulo 4

Livros com Lacunas (Leitura de códigos)

Objectivos

  • Promover a leitura de símbolos gráficos.
  • Identificar outros processos de comunicação.
  • Associar palavra/símbolo.
  • Desenvolver o vocabulário.
  • Precisar conceitos.

Estratégias

Neste módulo foi realçado o papel activo da criança no processo de leitura diádica.

  • Leitura a dois: a criança lê o pictograma e o adulto lê o texto escrito.
  • Exploração do significado dos símbolos.
  • Criação de códigos/símbolos gráficos (para registo de acontecimentos da vida diária, para registo de lengalengas e adivinhas).

Produtos

  • Registo de notícias do dia a dia.
  • Construção de arquivos de trava-línguas, adivinhas e provérbios, registados recorrendo a símbolos gráficos.
“As imagens ajudam-nos a identificar e a memorizar os provérbios. Esta é uma forma de leitura.”

.: © Copyright Serviço de Informática FPCE-UP. Optimização: 800x600 pixeis de resolução :.