Módulo 1
Leitura de Imagens
- Explorar o poder da imagem como mediador da comunicação e da informação, e como primeiro nível de leitura por parte da criança.
- Ordenar imagens e relatar acontecimentos.
- Identificar estratégias de leitura como, por exemplo, orientação esquerda/direita e de cima para baixo.
Estratégias
A partir de diferentes conjuntos de sequências de imagens e de livros só com imagens trabalhamos com pais e educadoras:
- Observação e descrição de imagens em conjunto, pedindo esclarecimentos e colocando questões às crianças.
- Referência às experiências da criança relacionando-as, sempre que possível, com o conteúdo das imagens.
- Narração de histórias com base nas imagens trabalhadas e apresentação ao restante grupo.
- Registo escrito e pictográfico de algumas narrações.
Produtos
- Registo fotográfico de sequências de actividades realizadas no jardim de infância como, por exemplo, ir à biblioteca, pôr a mesa....
- O Circo - projecto que abrangeu diferentes áreas: expressão oral, motricidade global, expressão plástica, participação da família, intercâmbio entre as diferentes salas do jardim de infância. A partir de um livro de imagens sobre o circo, as crianças montaram um espectáculo que envolveu a criação de texto, selecção e confecção de guarda-roupa e adereços, montagem de cenários, escolha de músicas, elaboração de convites e bilhetes.
- Registo das rotinas diárias. Os pais foram convidados a ajudar as crianças a tomar consciência que a sua vida diária é composta por sequências. Estas foram organizadas sob a forma de desenho e texto.
|