Apresentação Conceitos principais Programas de intervenção Desenvolvimento da Literacia em idade pré-escolar Desenvolvimento da Literacia ao longo do 1º ciclo Principais resultados Produtos Links Equipa (contactos) Financiamento
 

Módulo 1

Leitura de Imagens

  • Explorar o poder da imagem como mediador da comunicação e da informação, e como primeiro nível de leitura por parte da criança.
  • Ordenar imagens e relatar acontecimentos.
  • Identificar estratégias de leitura como, por exemplo, orientação esquerda/direita e de cima para baixo.

Estratégias

A partir de diferentes conjuntos de sequências de imagens e de livros só com imagens trabalhamos com pais e educadoras:

  • Observação e descrição de imagens em conjunto, pedindo esclarecimentos e colocando questões às crianças.
  • Referência às experiências da criança relacionando-as, sempre que possível, com o conteúdo das imagens.
  • Narração de histórias com base nas imagens trabalhadas e apresentação ao restante grupo.
  • Registo escrito e pictográfico de algumas narrações.  

Produtos

  • Registo fotográfico de sequências de actividades realizadas no jardim de infância como, por exemplo, ir à biblioteca, pôr a mesa....
  • O Circo - projecto que abrangeu diferentes áreas: expressão oral, motricidade global, expressão plástica, participação da família, intercâmbio entre as diferentes salas do jardim de infância. A partir de um livro de imagens sobre o circo, as crianças montaram um espectáculo que envolveu a criação de texto, selecção e confecção de guarda-roupa e adereços, montagem de cenários, escolha de músicas, elaboração de convites e bilhetes.
  • Registo das rotinas diárias. Os pais foram convidados a ajudar as crianças a tomar consciência que a sua vida diária é composta por sequências. Estas foram organizadas sob a forma de desenho e texto.

.: © Copyright Serviço de Informática FPCE-UP. Optimização: 800x600 pixeis de resolução :.