Apresentação

O projecto Contextualizar o saber para a melhoria dos resultados dos alunos é um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPE-CED/113768/2009) da responsabilidade do Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a Universidade de Aveiro, e com a Universidade do Minho. O projecto iniciou-se em 10 de Janeiro de 2011 e tem 24 meses como horizonte temporal.

Dentro dos diversos debates sobre ensino-aprendizagem, a questão da contextualização curricular tem ganho centralidade, assumindo-se como condição essencial de abordagem dos conteúdos escolares bem como da organização dos modos de trabalho, na medida em que permite a aproximação dos conteúdos das disciplinas à realidade dos alunos. Este facto permite aos estudantes um maior relacionamento teoria-prática, dando mais sentido e utilidade aos conhecimentos adquiridos na escola.

No âmbito destes argumentos, considerou-se fundamental um estudo aprofundado desta temática, visando um esclarecimento sobre o lugar da contextualização curricular nas políticas de referência, bem como compreender de que modo essas políticas são interpretadas e realizadas nas práticas curriculares.