APRESENTAÇÃO
O projecto «Trabalhar em Rede na Educação» centra-se no estudo dos discursos, estratégias e acções dos municípios na promoção do sucesso escolar e no combate ao insucesso e abandono escolares no ensino básico. As redes de parcerias que os municípios envolvem na prossecução desses objectivos são também um ponto de análise importante na percepção do que tem sido desenvolvido neste domínio.
Trata-se de questões centrais no actual quadro das novas competências destas instituições políticas. Com a criação dos Conselhos Municipais de Educação (2003), os municípios assumem um papel mais activo na articulação e na coordenação entre as políticas educativas emanadas do Ministério da Educação e as instâncias locais, pressupondo-se que, pela sua proximidade a populações e escolas, são agentes activos na formulação e implementação de processos e recursos educativos.
O abandono e insucesso escolares, que atingem em particular grupos sociais específicos, ganham uma dimensão singular à luz de perspectivas de justiça social, de cidadania e de direitos sociais, direccionando políticas e práticas sociais locais na concretização de formas de os combater.
O projecto centra-se no estudo das políticas educativas dos municípios procurando analisar o papel das redes de parcerias estabelecidas com vista à promoção do sucesso escolar e combate ao abandono. A pesquisa desenvolve-se em quatro fases:
1) Selecção dos municípios com base num conjunto de critérios previamente estabelecidos;
2) Análise de documentos produzidos pelas autarquias e outros organismos oficiais;
3) Realização de entrevistas a elementos das autarquias que desempenhem funções políticas e técnicas no domínio da Educação;
4) Realização de entrevistas a outros elementos da comunidade educativa local.
O projecto abrange vários concelhos, de diversos distritos de Portugal continental. Estão presentemente abrangidos pelo projecto 13 dos 18 distritos. São eles:
Porto, Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, Lisboa, Beja, Évora, Faro, Setúbal, Vila Real, Bragança e Viseu.
Os municípios são convidados e auscultados no seu interesse de cooperação com o projecto em torno das redes e parcerias que desenvolvem para promoção do sucesso educativo.
|