O trabalho em investigação, independentemente da área, exige o recurso a diferentes metodologias com a finalidade de se produzir conhecimento novo acerca dos temas mobilizados. Sabe-se que a noção de responsabilidade social e a implicação de que fazemos ciência com e para as pessoas é prerrogativa de uma ciência comprometida com o desenvolvimento humano.
A expressão dos conhecimentos adquiridos por meio de investigação e intervenção científicas demanda um movimento de diálogo em que os cenários comunicativos se apresentem capazes de incorporar a diferença, o indivíduo e as suas singularidades.
Considerando-se estas colocações, a proposta do movimento EXPRESSA é articular um espaço em que se respeitem dúvidas, questionamentos e que promova as conexões pessoais e as elaborações coletivas. Reconhece-se que já se dão passos no campo científico para que novas expressões tomem lugar. A ideia deste Seminário é continuar a abrir espaço para que a pesquisa em ciências da educação e áreas relacionadas possa ser comunicada através de formas alternativas.
Assim, serão valorizadas propostas de investigadores, estudantes, professores e outros profissionais da educação, ou áreas relacionadas, que estejam dispostos a apresentar seus trabalhos através de dinâmicas que desafiam a organização comunicativa, a saber, nas modalidades Espiral, Quadro Branco e Storytelling. O Seminário EXPRESSA configura-se como um espaço de experimentação e de desafio para aqueles que se dispõem a re-imaginar a comunicação científica em educação connosco. Aceda à aba Participação para obter mais informações.